Conheça os impressionantes Mustang Mach-E e Tesla Model S Plaid

Marcas competem no segmento de veículos EV especiais de alto desempenho

O Mustang Mach-E 1400 é um protótipo da Ford que dará origem a um novo EV de alto desempenho
Foto: Divulgação
O Mustang Mach-E 1400 é um protótipo da Ford que dará origem a um novo EV de alto desempenho

A indústria automobilística americana vem competindo também em carros elétricos especiais de alto desempenho. Pelo menos, a Ford e a Tesla apresentaram seus icônicos modelos eletrificados, respectivamente, o Mustang Mach-E 1400 e o Model S Plaid .

O Mustang Mach-E 1400 ainda é um protótipo. É equipado com sete motores elétricos, quatro na parte traseira e três na dianteira. Eles fornecem 1.400 cv de potência.

Essa potência exigiu que a Ford projetasse recursos aerodinâmicos diferenciados. O objetivo é controlar o “downforce”, ou seja a força que faz um carro para 'ficar colado' na pista e permitir que o ele faça curvas a mais de 250 km/h.

“O Mustang Mach-E 1400 pode ser chamado de um Monster drift. É uma máquina absoluta”, disse Jim Farley, CEO da Ford, após testar o veículo no início desta semana.

A Ford deixou claro que o Mach-E 1400 não será destinado à produção. Mas, a montadora afirmou que está trabalhando em uma “versão de rua” com base nesse protótipo.

Contudo, a Ford já vende o Mach-E GT Performance Edition com 480 cavalos de potência e que percorre de 0–100 em 3,5 segundos.

Foto: Divulgação
A Ford já vende o elétrico Mach-E GT Performance com potência de 480 cv

Por outro lado, o elétrico Tesla Model S Plaid é um veículo de produção que as pessoas podem comprar nas lojas da marca. Ele é homologado como o carro de rua mais rápido do mundo.

Foto: Divulgação
O Tesla Model S Plaid foi homologado como o carro mais rápido do mundo na atualidade

Está equipado com três motores elétricos que fornecem 1.020 cv de potência. O modelo faz uma aceleração de 0-100 km/h em 1,99 segundos.

Trata-se de um novo mundo com esportivos insanos mas com emissão zero. No entanto, um mercado par poucos. O Tesla Model S Plaid custa a partir de 810 mil dólares, aproximadamente 4 milhões de reais.