Saiba a história do "Gol bola" em Munique com os Rolling Stones

Chegada da segunda geração em 1994 foi internacional e o nome da banda inglesa virou modelo especial

VW Gol Rolling Stones: série limitada teve 12 mil unidades fabricadas em alusão à turnê do grupo no Brasil
Foto: Divulgação
VW Gol Rolling Stones: série limitada teve 12 mil unidades fabricadas em alusão à turnê do grupo no Brasil

O Gol, em seus mais de 40 anos de mercado, sempre teve muitas histórias. Entre elas, o lançamento da segunda geração (chamada G2) foi o primeiro evento internacional de um carro nacional. Mais precisamente em Munique, na Alemanha, em 1994.

Era época da Autolatina , uma holding que reunia a Volkswagen e a Ford , a decisão foi fazer um evento de grande impacto na mídia. Um avião da Lufthansa foi fretado para levar os jornalistas brasileiros para conhecer o Gol G2 .

Na Alemanha, o grupo com mais de uma centena de convidados ficou por lá durante cinco dias. Com o tema “olha quem chegou”, foi um show em português e Gol brasileiro mostrado como uma atração cinematográfica.

No entanto, os jornalistas só puderam ver o carro de forma estática. Não foi possível dirigir o carro. Isso aconteceu só na volta ao Brasil. Um detalhe: o Gol nunca foi vendido na Europa.

A G2 foi a geração de maior sucesso da VW e apelidada como “ Gol Bola ” pelo visual arredondado. As primeiras versões foram 1000i, 1000i Plus, CL, GL, Furgão e GTi, com motores 1.0 litro, 1.6 litro, 1.8 litro e 2.0 litros.

De fato, o Gol tem muitas façanhas. Entre elas, uma interessante aconteceu 1995 com a série especial Rolling Stones , fazendo uma alusão a primeira turnê brasileira da banda inglesa. O diferencial era apenas vir incluso um CD do Rolling Stones. Vendeu apenas 12 mil unidades do modelo.

Foto: Divulgação
SUV do Gol chegou a ter um teaser divulgado, mas ainda não saiu da fase de projeto

Também pode-se dizer que o Gol foi um dos “divisores de água” para acelerar o fim da Autolatina em 1996. Ao contrário que aconteceu com outros modelos que compartilharam plataformas com as marcas VW e Ford, isso, não aconteceu com esse modelo de sucesso da montadora alemã.

Bem, a proposta dessa coluna é contar fatos automotivos, preferencialmente, os que participei. Mas, também vale algumas previsões do setor .

No próximo ano, o Gol pode se transformar num SUV compacto para concorrer com novos modelos neste segmento. Vamos aguardar!