Mercedes GLE 63 AMG: meio SUV, meio cupê, mas muito esportivo

Assista ao vídeo do SUV esportivo com motor V8 de 557 cavalos e que pode atingir 250 km/h, velocidade limitada eletronicamente

Dias atrás, desci no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Lá, estava me aguardando um Mercedes GLE AMG. Para quem conhece de automóvel, não precisa falar mais nada. É um superesportivo da marca alemã, que no Brasil custa mais de R$ 800 mil. Só para você ter uma idéia, com este dinheiro dá para comprar nada menos que dois caminhões Actros, o maior modelo superpesado da Mercedes à venda no Brasil.

LEIA MAIS: O "monstro" Mercedes-Benz E63 AMG Brabus 800 virá ao Brasil no mês de julho

AMG é a grife de carros esportivos da Mercedes. Cada unidade é montada individualmente em uma fábrica localizada próximo a Stuttgart, na Alemanha, onde fica a sede marca. E cada motor é preparado por equipe de engenheiros e em cada um deles, sobre o cabeçote, vem uma placa com o nome e assinatura do engenheiro chefe daquela equipe que montou aquele motor, assim como é o caso do V8 do Mercedes GLE AMG .

Saindo de Congonhas resolvi passear um pouco com a GLE, que é um SUV cupê. O carro realmente é grande e imponente. Desci a Via Anchieta até a antiga Rodovia Caminho do Mar, que leva até Cubatão (SP). Em um trecho, só é possível passar com autorização. Depois, peguei uma outra estradinha e fui parar em Paranapiacaba (SP), um cidadezinha perdida no tempo no meio da Serra do Mar, na baixada santista.

Ao volante

Mercedes GLE AMG combina o jeito de um cupê com o porte de um SUV com acerto bem esportivo
Foto: Divulgação
Mercedes GLE AMG combina o jeito de um cupê com o porte de um SUV com acerto bem esportivo

O Mercede GLE AMG se tornou um dos ícones de esportividade para nova geração de SUVs da marca. O modelo se destaca pela potência e design agressivo que ressalta ainda mais a robustez e esportividade da linha, de uma forma inédita para um utilitário esportivo Mercedes-Benz.

LEIA MAIS: Mercedes-Benz GLC 43 AMG transborda luxo e esportividade, com 367 cv

O Mercedes GLE AMG possui desempenho esportivo acompanhado por capacidades de condução off-road e excelente eficiência. Seu design dinâmico e interior desportivo e exclusivo fazem com que ele se destaque claramente - uma criação única para aqueles que procuram um veículo completo com tecnologia de alto desempenho e um design emocional.

 Alta agilidade, som de motor distintivo e aceleração típica de carro esportivo são unidos com equilíbrio e segurança, tremendo poder de tração perfeita. O GLE 63 Coupé combina a esportividade de um coupé com os pontos fortes de um SUV.

Você viu?

 O Mercedes-AMG GLE 63 Coupé habilmente personifica os princípios firmemente estabelecidos do design Mercedes-Benz. O modelo topo de gama V8 gere de uma forma emotivamente atraente para trazer o fascínio do desporto motorizado para a vida cotidiana com um poderoso domínio.

LEIA MAIS: Aceleramos na pista o superesportivo Mercedes-AMG GT R de R$ 1,2 milhão

O GLE 63 Coupé é o primeiro SUV da Mercedes a adotar a filosofia de design da AMG, familiar em muitos outros veículos de alto desempenho, com a característica. Isso torna o SUV coupé claramente reconhecido como um membro da família de modelos AMG. Visto da frente, o estilo de design esculturais do modelo também é definido pelo capô com seus dois powerdomes dinâmico e grade de radiador típica da AMG.

Como o exterior, o interior do GLE 63 Coupé também possui muitos elementos exclusivos de design. Materiais de alta qualidade, precisão de primeira classe e uma sensação de qualidade de luxo produzem um potencial de fascínio típico da AMG.

Graças ao seu estofamento específico com maior contorno e laterais superiores na frente, os assentos esportivos oferecem excelente apoio lateral. O couro perfurado, a disposição especial do estofamento do assento e os emblemas de AMG trazem exclusividade, que é complementada ainda pelo volante de três raios.

LEIA MAIS: Mercedes-AMG GT4 aparece camuflado em novas imagens oficiais

O motor da GLE 63 AMG é um V8 biturbo, 5.4 litros com potência, de 557 cavalos. A velocidade máxima é de 250 quilômetros por hora, controlada eletronicamente. O câmbio é um Speedshift Plus 7G-Tronic, com hastes atrás do volante para trocas de marcha manuais.

O consumo de combustível ? Mas quem se importa quantos quilômetros um carro desse faz por litro de gasolina ?  Apenas por curiosidade, segundo dados da fabricante, o Mercedes GLE 63 AMG tem um consumo médio, entre cidade e estrada, de aproximadamente 8 quilômetros com um litro de gasolina de alta octanagem.