Só tem carrão no Salão de Genebra 2019. Assista ao vídeo direto da Suíça

Protótipos e conceitos mostram novos paradigmas sobre esportividade e fontes de energia renovável. Veja as novidades que chegam ao Brasil

O Salão do Automóvel de Genebra hoje é o mais importante da Europa. Mesmo sendo pequeno, o que há de melhor do mundo do automóvel é mostrado nele. E muito do que foi apresentado nesta edição do Salão de Genebra 2019 virá ao Brasil.

LEIA MAIS: T-Cross, o primeiro SUV nacional da VW, finalmente chegou

O Salão de Genebra 2019 também é o evento dos carrões, que encantam reis e plebeus. Não existe um superesportivo fabricado no mundo que não apareça por aqui. Carros especiais que custam milhares e milhares de euros. Sem dúvida é o salão que mais apresenta estes carros, geralmente em produção limitada a poucas unidades, muitos protótipos e conceitos e especialmente neste ano, quase todas as fabricantes apresentaram seus modelos de energia alternativa.

A Audi bateu firme neste quesito de energia limpa, mostrando toda a sua linha E-Tron. Desde um SUV, o Q4, de tamanho médio e totalmente elétrico, até um esportivo, o concept GT E-Tron. Todos já praticamente prontos para ganhar ar ruas. E o E-Tron também será vendido no Brasil, a partir do final deste ano.

Audi Q4 e-tron antecipa o futuro dos SUVs da marca alemã: eletrificados, porém confortáveis e dinâmicos
Foto: Divulgação
Audi Q4 e-tron antecipa o futuro dos SUVs da marca alemã: eletrificados, porém confortáveis e dinâmicos

Mas o melhor é darmos uma rápida passada por cada um dos estandes para ver o que de bom e bonito a industria automotiva mundial está mostrando. Vamos começar por um gigante. A Bentley mostrou o seu famoso Continental GT Number 8. O carro está cada vez mais sofisticado.Mas também tem os bem pequenos, como o Smart, que mostrou uma versão bem tecnológica, a Forese.

LEIA MAIS: Audi vai além do tempo com conceitos inovadores

E um dos lançamentos mais importantes do salão foi o Renault Clio geração 5. O Clio é o carro mais vendido na França e o campeão de vendas da Renault na Europa. Ganhou mais tecnologia e uma tela gigante no painel por onde o carro é controlado. Infelizmente o Clio não será vendido no Brasil.

A nova BMW Série 7 também apareceu por aqui. Ela foi apresentada nos salões norte americanos no início do ano mas para a Europa, a sua avant premiere foi em Genebra. Para quem gosta dos carrões esportivos e de alto preço, Genebra apresentou a Bugatti La Voiture Noite. A versão mais moderna e tecnológica da marca de luxo. E a Mercedes-Benz apresentou um carro conceito. Mas não um automóvel de luxo ou esportivo, como sempre ocorre. Desta vez foi o EQV, uma van movida a energia alternativa.

Ainda dentro da energia alternativa, a Kia trouxe um conceito Imagine. É um exercício de design e dificilmente chegará as ruas, mas deve ser inspiração para os futuros modelos da marca coreana. E para quem gosta de curtir um vento no rosto, a Porsche fez o lançamento do 911 Carrera Cabriolet. Este carro será vendido no Brasil em breve.

Lamborghini no Salão de Genebra 2019

Foto: Divulgação
Lamborghini Huracan Evo Spyder também marca presença no Salão de Genebra 2019

Voltamos aos superesportivos com o Lamborghini Huracan EVA. Até a cor chamou atenção. Um verde de arder os olhos. A Lamborghini sempre mostrar alguma novidade em Genebra. Desta vez foi o seu Huracan, já conhecido, mas agora melhorado. Se é que existe algo para melhorar neste carro.

E como o assunto é super carros esportivos, vamos conhecer a Mclaren Speedtail. No ano passado a marca mostrou a Mclaren Senna, que também fez muito sucesso no Salão de São Paulo. Para variar, em Genebra, o estande onde estava a Speedtail foi um dos mais visitados.

Até as marcas tradicionais se curvam as novidades no Salão de Genebra. A seriedade da Volkswagen foi quebrada com a apresentação do I.D. Buggy. Realmente um buggy muito conhecido por nós, só que este com tecnologia de energia alternativa.

Outro gigante da indústria automotiva Europeia, a Rolls Royce, trouxe uma novidade para Genebra. O seu grandalhão Cullinan. É o primeiro SUV da marca britânica, mas apenas os bem abastados poderão ter um desse na garagem.

Como acontece em qualquer salão de automóvel pelo mundo, um dos estandes mais procurados é o da italiana Ferrari, pois sempre tem uma novidade. A maioria vai para tirar fotografia, mas sempre tem um comprador. Em Genebra a Ferrari mostrou o seu novo modelo F8 Tributo.

E a Fiat aproveitou Genebra para iniciar as comemorações de seus 120 anos e isso deverá se estender também para o Brasil. Mostrou uma linha do Fiat 500 120 anos. Também lá estava um Tipo e um Panda, além do carro conceito Centovinte que chamou muito a atenção.

E ainda dentro do Grupo FCA, a Alfa Romeu mostrou um carro, ainda conceito, que tem tudo para se transformar em um sucesso na Europa. É o Tonale. Um SUV compacto para os padrões europeus e híbrido, mas só deverá ser produzido em escala a partir de 2020.

LEIA MAIS: Shelby GT500: o Mustang mais potente da história

A Pininfarina tem mostrado os mais belos automóveis já produzidos. Em Genebra mostrou o Battista, em homenagem a seu fundador, Giovanni Battista. É um superesportivo elétrico de produção limitada. Cada unidade custa dois milhões e meio de dólares.

E a Nissan mostrou o futuro de sua linha de SUVs com a apresentação do IMQ. Por enquanto ainda é um conceito, mas seu porte é acima do Kicks. A motorização é E-Power, a mesma do Note, com um motor a combustão que carrega as baterias para a tração do carro, que é totalmente elétrica no Salão de Genebra 2019 .