Gabriel Marazzi

Dafra NH 190 causa interesse nas ruas

Aqueles que buscam uma certa diferenciação gostam da Dafra NH 190

Dafra NH 190, uma alternative a se pensar na hora de trocar sua motocicleta
Foto: Guilherme Marazzi
Dafra NH 190, uma alternative a se pensar na hora de trocar sua motocicleta

Com tantos modelos de motocicletas circulando por aí, de muitas marcas diferentes, não é a todo momento que uma delas causa um interesse especial nos motociclistas que param ao seu lado em um semáforo. Mas é assim com a Dafra NH 190, motocicleta de origem taiwanesa, originalmente da marca SYM (a mesma do Citycom 300), mas montada em Manaus, AM, pela empresa brasileira Dafra .

A Dafra NH 190 tem um belo porte, justamente o que atrai os olhares pelas ruas, e também uma boa ergonomia, favorecida pelo estilo trail da motocicleta, com largo e confortável guidão. O painel de instrumentos também é bastante interessante, todo digital, incorporado à carenagem fixa de bom acabamento e com um ponto de energia USB que vai bem com um celular ou um navegador. O farol é de led, assim como lanterna e piscas.

O estilo geral das peças pintadas, como carenagem, tanque, laterais e para-lama, é bem atual, mas sem o exagero de alguns modelos da concorrência. Tudo na NH 190 é visualmente harmonizado, com exceção do horrível escapamento, que termina em uma enorme ponteira de acabamento cromado.

O motor monocilíndrico de 183 cm3, que tem cabeçote de quatro válvulas e é refrigerado a água, tem potência de 18 cv e torque de 1,6 kgfm, valores não muito empolgantes porém suficientes para uma pilotagem tranquila e confortável. O câmbio é de seis marchas.

Os freios, a disco nas duas rodas, têm o sistema combinado CBS, no qual o pedal traseiro aciona também o disco dianteiro. A frenagem é eficiente, mas o CBS causa uma estranha sensação no manete, que parece ficar diferente sempre que o pedal é acionado.

Pilotando, a sensação que a Dafra NH 190 passa é muito boa, acredito que os interesses que ela atrai pelas ruas seriam bem recompensados por quem optasse por ela. O motor é suave, a refrigeração a água ajuda na propagação de ruidos e, apesar de ter o torque posicionado em uma rotacão um pouco mais alta, devido à sua característica de ter quatro válvulas, não te deixa na mão em um aclive, mesmo com garupa. Basta usar a embreagem da maneira mais adequada.

Uma boa opção para quem quer sair das marcas tradicionais, a Dafra NH 190 custa R$ 14.290. Suas concorrentes mais próximas são a Honda XRE 190 (R$ 15.370), a Honda Bros 160 (R$ 13.247) e a Yamaha XT 150 Crosser, que custa R$ 14.550.