Seu carro antigo vai ficar parado? Veja dicas para hibernação

Especialistas da Escola de Restauração respondem às perguntas técnicas de leitores dos mais variados assuntos

Um amigo recebeu de Herança um Opala 1974 duas portas de seu tio falecido. Por não ter condições, decidiu vendê-lo para alguém que pudesse restaurá-lo e mantê-lo da maneira que merece. Recebendo a oferta e apaixonado por antigos que sou, não hesitei.

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 No entanto utilizei todas as minhas economias e apesar de seu bom funcionamento e originalidade ainda necessita de investimento. Quero realizar uma restauração de qualidade com tempo e calma, que cuidados devo tomar ciente que o veículo ficará parado por pelo menos 4 anos? ”

 O automóvel de forma geral foi feito para rodar, a imobilidade é prejudicial e pode trazer danos irreparáveis. Para os veículos antigos que serão mantidos imóveis por longos períodos (viagem ou restauração futura) os cuidados devem ser redobrados.

Se considerarmos o carro antigo como investimento esses cuidados fazem parte da manutenção de um bem, aumento da valorização e redução dos custos de restauração dos danos causados pelo tempo.

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Segundo estudo realizado pela equipe de professores do curso “Como Comprar um Carro Antigo” da Escola de Restauração do Clube do Carro Antigo do Brasil, nos últimos 20 anos o veículo antigo teve um índice de valorização bem acima que todos os investimentos: ações, investimentos bancários, dólar, ouro, imóveis etc. Comparando o volume de negócios e a valorização do carro antigo neste período, a curva de crescimento Brasileira acompanha as curvas de crescimento dos EUA e Europa.

Investimento vantajoso

Porsche 911 Carrera RS 1973: Uma pesquisa conduzida em 2014 pelo Discovery Channel revelou que o Porsche Carrera 2.7 RS 1973 foi o carro mais valorizado da última década. Em 2004, seu preço girava em torno dos R$ 260 mil (convertendo de libras para o real). Dez anos depois, o Porsche mais esportivo da sua época era avaliado em torno de R$ 2 milhões , ainda de acordo com o canal
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera RS 1973: Uma pesquisa conduzida em 2014 pelo Discovery Channel revelou que o Porsche Carrera 2.7 RS 1973 foi o carro mais valorizado da última década. Em 2004, seu preço girava em torno dos R$ 260 mil (convertendo de libras para o real). Dez anos depois, o Porsche mais esportivo da sua época era avaliado em torno de R$ 2 milhões , ainda de acordo com o canal

Em pesquisa realizada na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) esses veículos tiveram valorização superior à taxa básica de juros da Selic ao longo dos anos. Dos 24 antigos considerados na pesquisa da FGV, nos últimos dez anos, a Kombi Corujinha foi a mais valorizada, 135% acima da Selic. Mesmo os veículos que tiveram menor valorização em nenhum dos casos a taxa foi inferior à inflação.

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Além de estudar e pesquisar o mercado do carro antigo como instrumento para avaliar as melhores opções com potencial de valorização em alguns casos é de fundamental importância uma hibernação bem planejada e executada para garantir a preservação do investimento.

Assista ao vídeo acima e saiba mais sobre hibernação. Em breve publicaremos mais informações úteis aos nossos leitores.

 Cursos Relacionados:

Curso de Restauração de Veículos Antigos:

http://www.escoladerestauracao.com.br/cursos

Como Comprar um Carro Antigo:

http://www.escoladerestauracao.com.br/cursos

Reativação & Hibernação de Veículos Antigos:

http://www.escoladerestauracao.com.br/cursos

 Produção e Edição Vídeo: Marcus Oktaner

 Imprensa: Vito Zanella

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Ricardo Viana, professor da 'Escola de Restauração' de carros antigos

Ricardo Viana é professor de Funilaria e Pintura na Escola de Restauração do Clube do Carro  Antigo do Brasil e entusiasta do Automóvel Antigo desde muito jovem. Foi Instrutor de Curso  de pilotagem em Interlagos, Consultor de Vendas e Restauração de Veículos Antigos desde  1997 e Proprietário de Oficina de Restauração na zona sul de São Paulo há mais de 4 anos.