Garagem do Bellote: Vectra GSI, o sedan mais veloz do país há 30 anos

Modelo marcou época na década de 90, época em que o mercado oferecia versões esportivas de carros de sucesso

Vectra GSI marcou época nos anos 90
Foto: Reprodução/Renato Bellote
Vectra GSI marcou época nos anos 90

A década de 90 é lembrada com saudade pelos fãs da linha Chevrolet . Naquele período e, na verdade até alguns anos antes, a marca trazia a sua linha  Opel para o nosso mercado. Nos anos 80 com alguma defasagem mecânica e de tecnologia. Mas a reabertura das importações também abriu novas possibilidades.

A partir daquele momento a Chevrolet tinha oportunidade de trazer os modelos da subsidiária europeia com tecnologia de primeiro mundo. E o mercado estava ávido por novidades tanto em termos de design quanto mecanicamente falando. Isso incluía as injeções eletrônicas monoposto também.

O Vectra foi lançado no velho continente em 1988. Ele chegou por aqui em três versões: GLS , CD e a esportiva GSi . Sem dúvida nenhuma esta última conseguia reunir um conjunto mecânico excepcional, com lendário C20XE , além de um design que foi referência em termos de coeficiente aerodinâmico.

A versão GSi trazia as rodas de 15 polegadas com desenho muito próprio. Além disso o aerofólio discreto na tampa traseira e uma padrão de adesivos que fez história. O seu estilo até um pouco discreto escondia um desempenho avassalador para os anos 90.

Uma de suas características mais interessantes era o seu motor C20XE , ao qual me referi dois parágrafos acima. Ele também é usado por outros esportivos e sangue quente da Opel , como o Calibra . Com seus 150 cv aspirado entregava força e subia de giro rapidamente trabalhando em conjunto com um excelente câmbio manual de cinco velocidades.

Essa combinação explosiva, no melhor sentido da palavra, fez dele o carro mais rápido do Brasil em 1993 atingindo quase 200 km/h , uma barreira transponível somente para supercarros como Porsche e Ferrari . Um sedã acessível, mesmo caro para os nossos padrões, chegar perto disso era algo fora do comum.

O exemplar da matéria é de 1993, primeiro ano desta versão esportiva. Ele ainda não traz algumas características que ficaram famosas no modelo, tais como teto solar e o computador de bordo. Por outro lado a diversão é garantida com esse conjunto mecânico singular que fez história aqui e lá fora.