Hyundai Creta puxa a fila no mercado de SUVs

Com um verdadeiro banho nos concorrentes nas vendas de varejo, o Creta é a prova de maturidade da marca coreana. Confira a análise sobre o modelo

O Hyundai Creta é oferecido com motor 1.6 nas versões manual ou automática e com 2.0 somente na automática.
Foto: Divulgação
O Hyundai Creta é oferecido com motor 1.6 nas versões manual ou automática e com 2.0 somente na automática.

O Hyundai Creta é a bola da vez no mercado de SUVs. Discreto, sem provocar grandes paixões, o SUV compacto produzido em Piracicaba (SP) teve competência para desbancar, de uma só vez, os dois irmãos da Jeep (Renegade e Compass) nas vendas mensais de agosto. O Creta somou 6.643 emplacamentos, contra 5.188 do Renegade e 4.843 do Compass.

LEIA MAIS: Hyundai Creta 2.0 Prestige: retoques sutis no visual justificam a compra?

Mais do que ocupar a liderança no mês, o Hyundai Creta se aproximou perigosamente do Jeep Compass na disputa pela vice-liderança anual de vendas entre os SUVs. A diferença entre eles caiu para 2.851 carros, um número possível de descontar ao longo de cinco meses. Isso num segmento que continua em crescimento (passou de 24,3% para 25,7%). Os SUVs só perdem para os hatches compactos (46,1%).

Mas o mercado brasileiro tornou-se muito complexo. É preciso bastante experiência para olhar os números e tentar decifrá-los. Nunca houve tantos fatores influenciando as vendas como em 2019. Por isso, decretar a vitória deste ou daquele pode ser uma precipitação, que causará danos na imagem de um analista ou perdas para um consultor, que pode induzir ao erro comercial.

Foto: Divulgação
O Compass é um Jeep de porte maior, portanto, está numa categoria superior ao do Hyundai Creta

O Creta cresceu especialmente no varejo, ou seja, nas vendas realizadas nas concessionárias. Enquanto a dupla da Jeep continua dominando as vendas diretas (frotistas e outros clientes especiais), o Creta brilha perante o consumidor comum.

Ele marcou um belo sexto lugar no varejo ao emplacar 4.831 carros. Bateu de longe tanto o Compass (apenas 20º colocado, com 1.972) quanto o Renegade (25º lugar, com 1.485). Somadas, as vendas do Renegade e do Compass ainda são menores do que as do Creta. Porém, se levarmos as características de cada um ao pé da letra, nem o Renegade nem o Compass são rivais diretos do Creta.

Você viu?

Hyundai Creta x Jeep Renegade

Foto: Divulgação
O Renegade é o Jeep mais vendido do Brasil e tem personalidade única, com apelo off road e porta-malas pequeno

O Renegade é um carro de muita personalidade, destaca-se de todos os outros por ter um caráter realmente off road, com design diferenciado e porta-malas bem pequeno. O Compass, por sua vez, está numa categoria superior, pois é maior. Assim, o primeiro rival direto do Hyundai Creta nessa disputa mensal passa a ser o Nissan Kicks.

LEIA MAIS: Hyundai Creta Sport:  versão esportiva agrada pela relação custo e benefício

Os dois têm praticamente o mesmo porte. O Kicks é mais charmoso, mais insinuante, mais esportivo. O Creta é mais comportado, mais conservador, mais familiar. E assim ele tem construído uma história de sucesso no Brasil. O Creta carrega o nome da famosa ilha grega e estreou no Salão de São Paulo de 2016.

Portanto, tem menos de três anos de estrada. O Kicks estreou no mesmo ano, mas foi mostrado bem antes, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na briga direta entre o coreano e o japonês, o Creta abriu uma vantagem de quase 2.800 carros em apenas um mês.

Foto: Divulgação
O Nissan Kicks pode ser considerado o primeiro rival direto do Creta, devido ao porte e ao estilo, mas só tem motor 1.6

Mas, como dissemos, hoje em dia não dá para tirar conclusões por causa de um ou dois meses. Todos sabem que a Hyundai acaba de fazer um lançamento da nova família HB20 e isso pode ter influenciado na comercialização do Creta. Repito: o Creta não provoca paixões. É um carro correto, honesto, porém sem nenhum carisma. Por isso, sua compra tende a ser muito mais racional do que emocional.

Dessa forma, promoções pontuais podem fazer diferença. Vamos ver o que a marca coreana reserva para o Hyundai Creta agora que a nova família HB20 começa a ganhar as ruas.