Toyota Etios se renova com câmbio automático e painel digital, por R$ 43.990
Sem mudar por fora, hatch e sedã apostam em mais potência e equipamentos para vender mais
A Toyota apresenta hoje a mudança de meia-vida do Etios , seu modelo de entrada. Porém, quem esperava por uma renovação no visual, ou mesmo pelo fim do painel de instrumentos central, vai se decepcionar um pouco. As principais novidades são os motores 1.3 e 1.5 mais potentes, o painel digital (ainda no centro) e a opção de câmbio automático de quatro marchas. Os preços partem de R$ 43.990 e chegam até R$ 60.895.
Conforme antecipado por iG Carros , com fotos de catalógo que vazaram há uma semana , o Etios não mudou nada por fora. Nem mesmo uma pecinha cromada ou um novo desenho interno para os faróis. Uma aposta arriscada, já que o design é um dos pontos mais polêmicos do modelo. Mantiveram também as linhas internas, incluindo o painel central. Mudar a estrutura para colocar os instrumentos atrás do volante é um investimento que iria encarecer muito o carro.
Dessa forma, a melhor solução foi tornar o painel mais agradável. Agora é uma tela TFT de 4,2 polegadas chmada Toyota Smart Screen, disponível desde a versão de entrada X. É dividida em duas partes: o lado esquerdo conta com o velocímetro (em números) e o indicador de combustível; enquanto o direito mostra o conta-giros, o consumo instantâneo e temperatura do motor. A tecnologia é a mesma dos carros da Lexus e o híbrido Prius.
É o momento de mudanças na mecânica. Deixa de usar os motores 1.3 e 1.5 vindos do Japão, para ser equipado com os produzidos na nova fábrica em Porto Feliz (SP). São mais potentes: o 1.3 gera 98 cv a 5.600 rpm (antes tinha 90 cv) e 12,8 kgfm de torque a 4.000 rpm, enquanto o 1.5 chega nos 107 cv a 5.600 rpm (contra 96,5 cv do anterior) e 14,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, ambos com etanol. O consumo caiu 9% no 1.3 e 11% no 1.5. Perdeu o tanquinho de partida a frio, utilizando aquecimento pelos bicos injetores. Recalibraram a direção elétrica, as molas e os amortecedores, ajudando na estabilidade.
Ambas as motorizações passam a trabalhar com novos câmbios. A transmissão manual de cinco marchas dá lugar a uma de seis velocidades. Quem queria um Etios automático pode ficar feliz, mas não muito. É que o câmbio escolhido pela Toyota é o automático de quatro marchas. A marca diz que trabalhou para deixar o sistema eficiente, com baixo nível de consumo e trocas mais suaves. O responsável é o uso de um software chamado AI Shift Control, que analisa as condições de uso do veículo (se está inclinado em uma subida, por exemplo) e a posição do pedal do acelerador, decidindo se é melhor manter ou trocar de marcha.
Foram pequenas mudanças mecânicas, mas que podem mexer muito na dinâmica do veículo. Amanhã veremos o quanto o Etios mudou nas ruas durante o test-drive. Fique ligado.
Confira os preços do novo Toyota Etios 2017 :
Modelo | Versão | Preço sugerido |
Toyota Etios hatchback 2017 |
X 1.3L 16V manual | R$ 43.990,00 |
X 1.3L 16V automático | R$ 47.490,00 | |
XS 1.5L 16V manual | R$ 48.995,00 | |
XS 1.5L 16V automático | R$ 52.495,00 | |
XLS 1.5L 16V manual | R$ 53.895,00 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$ 57.395,00 | |
Cross 1.5L 16V manual | R$ 57.395,00 | |
Cross 1.5L 16V automático | R$ 60.895,00 | |
Toyota Etios
sedã 2017 |
X 1.5L 16V manual | R$ 48.495,00 |
X 1.5L 16V automático | R$ 51.995,00 | |
XS 1.5L 16V manual | R$ 51.695,00 | |
XS 1.5L 16V automático | R$ 55.195,00 | |
XLS 1.5L 16V manual | R$ 56.795,00 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$ 60.295,00 |
*Viagem a convite da Toyota