BMW apresenta o novo SUV elétrico iX, que chega às lojas em abril

A novidade antecede oito lançamentos elétricos que a BMW anuncia para 2022 e 2023, entre os quais, quatro já foram revelados

Foto: Guilherme Menezes/ iG Carros
BMW IX chega com tecnologias inéditas a serviço da mobilidade e do conforto

Um mês após o início da pré-venda, a BMW revela, para a imprensa, o novo SUV elétrico IX. Chega nas versões Drive40 e xDrive50 Sport, com preços a partir de R$ 654.950 e R$ 799.950, respectivamente. Como a pré-venda está esgotada, os interessados verão a novidade nas concessionárias em abril.

Destaque do BMW iX é que traz os desenvolvimentos mais recentes da marca alemã. Além disso, a novidade antecede oito lançamentos elétricos que a BMW anuncia para 2022 e 2023. Entre eles, o Série 5 BEV , Série 7 BEV , o X1 BEV e um Mini Cooper BEV .

O n ovo BMW é concebido a partir de uma plataforma feita especificamente para carros elétricos, com estrutura que prioriza o aumento de rigidez e redução de peso. O SUV elétrico mescla o uso de alumínio e fibra de carbono em sua fabricação. Enquanto isso, o design se destaca pelo coeficiente aerodinâmico (cx 0,25).

O conjunto de baterias do BMW iX fica posicionado no assoalho. Conta com 76,6 kWh de capacidade na versão xDrive40 e 111,5 kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, o BMW iX chega ao Brasil com autonomia de até 425 km e 630 km, respectivamente, nas versões xDrive40 e xDrive50.

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série. Os motores elétricos entregam 326 cv e 64,2 kgfm de torque na versão xDrive40 e 523 cv e 78 kgfm de torque na versão xDrive50.

A aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,1 segundos e 4,6 segundos, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é limitada a 200 km/h em ambos para preservação da bateria. O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX tem controle eletrônico e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade.

O veículo também conta com teto solar panorâmico com filtro UV, head-up display , ar condicionado digital de 4 zonas, sistema de som premium com 30 alto-falantes e 1.615W (xDrive 50), painel com duas telas curvas , com 12,3” e 14,9”, Assistente Pessoal Inteligente BMW, reconhecimento de voz, sistema Shy Tech para controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou mesmo pelos botões.

O BMW iX vem equipado ainda com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e um conjunto de cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos ​​para monitorar os arredores do veículo.