IPVA mais caro de São Paulo ultrapassa meio milhão de reais

Valor elevadíssimo cobrado aos proprietários do Porsches 918 Spyder permite comprar esportivos de luxo

Porsche 918 Spyder foi feito entre 2013 e 2015
Foto: Divulgação
Porsche 918 Spyder foi feito entre 2013 e 2015

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores 2023 (IPVA) encareceu 10,77% em relação ao ano estado de São Paulo. Se os proprietários de veículos convencionais já estão reclamando, imagine só o que não passa pela cabeça daqueles que têm um carrão quase que único.

É o caso dos proprietários do Porsche 918 Spyder 2015. O superesportivo tem alíquota de R$ 577.921, valor que corresponde a 3% do preço de avaliação do carro. Há apenas duas unidades do modelo registradas no estado de São Paulo.

Tamanha fortuna é suficiente para comprar mais de sete Hyundai HB20 1.0, o carro mais vendido do Brasil em novembro, segundo dados da Fenabrave.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, o valor venal do Porsche é de nada humildes R$ 14.448.039.  

Se for paga de uma vez só, a alíquota pode ter desconto de 3%, abatimento que corresponde a R$ 17.337,63, desde que seja em janeiro. Ainda é possível dividir o valor em três a cinco parcelas.

O mais curioso é que esse carro é um bom negócio não apenas pelo que ele é, mas também como investimento, dado que foram feitas menos de 1 mil unidades. Como é raro, o 918 Spyder tende a se valorizar no Brasil e, claro, no mercado internacional. 

Como é o Porsche 918 Spyder


O Porsche 918 Spyder foi produzido entre 2013 e 2015 e logo se destacou como um concorrente de peso para outros super carros da era, incluindo aí a LaFerrari.


Para se destacar em um segmento que espera nada menos que a perfeição, o Porsche apelou para um conjunto formado por motor a gasolina e outros dois propulsores elétricos.

O V8 4.6 entrega sozinho 608 cv de potência, cavalaria que é expandida pelos 129 cv gerados motor elétrico frontal e 156 cv do traseiro. Estamos falando de 887 cv totais.

Como se trata de um híbrido plug-in, o 918 pode ser recarregado na tomada. No modo elétrico, o carro pode rodar até 29 km somente na eletricidade, desde que não passe de 150 km/h.

O desempenho é extraordinário, com aceleração de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 340 km/h. Rápido, mas não o suficiente para fugir do IPVA.