VW Saveiro reestilizada é lançada com preços a partir de R$ 95.770

Facelift alterou alguns pontos da carroceria e interior, mas sem troca de plataforma ou de trem de força

Foto: Divulgação
Seguindo o exemplo da Amarok, a Saveiro ganhou versão Extreme

Lançada há 41 anos, a Volkswagen Saveiro já foi a picape mais vendida do segmento, mas a coisa mudou de figura desde que a Strada ganhou força no mercado. Hoje, o modelo da Fiat domina não somente o segmento, como também é o carro mais vendido do Brasil. Logo, a marca alemã precisava alterar a sua picapinha com urgência, uma reforma que foi lançada nesta sexta-feira. A gama começa com a versão Robust de R$ 95.770 e termina na nova versão Extreme, que substitui a antiga Cross e chega a R$ 114.580.

De acordo com o pessoal da VW, a Robust ficou cerca de R$ 1 mil mais cara, mas teve a adição de equipamentos. Em relação à antiga Cross, a Extreme é cerca de R$ 9 mil mais barata, mas não inclui os itens que viraram pack, porém, mesmo com o opcional, ela mantém um desconto de R$ 7 mil. 

As mudanças foram típicas de um facelift, uma vez que não mudou a maior parte da carroceria, mantendo os painéis laterais, por exemplo. No final, ainda é o mesmo projeto da terceira geração que foi lançada no segundo semestre de 2009 - a VW considera cada facelift uma geração nova.

Foto: Divulgação
Lanternas e para-choque traseiro também mudaram em todas versões

Os faróis são mais recortados na base inferior, cujo desenho ficou mais alinhado com as novas grades. O capô passou a ostentar vincos pronunciados, o que dá uma impressão maior de robustez. O para-choque dianteiro é igualmente novo, sendo pintado de preto na versão Robust - as demais têm peça na cor da carroceria. Já a parte traseira aposta em lanternas com novos elementos internos, mas sem mudar o recorte delas. O para-choque traseiro também é novo e ficou mais anguloso. Uma faixa em preto fosco faz a ligação visual entre as lanternas das versões Trendline e Extreme - a Robust traz apenas o nome da versão na tampa, com novo grafismo. 

A Saveiro renovada tem cinco opções de cores: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para a linha 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.

Foto: Divulgação
Bancos têm revestimento bicolor que imita couro, além de novos grafismos dos instrumentos

Por dentro, a maior parte das alterações ficou concentrada na Extreme. Da mesma maneira que a antiga Cross, ela traz acabamento diferenciado, incluindo bancos revestidos de couro sintético com novo padrão, acabamento repetido nos painéis e apoios de braço das portas. O quadro de instrumentos tem novo grafismo amarelado, enquanto o painel aposta em um friso com acabamento que imita aço escovado. 

Na prática, as evoluções são cosméticas, pois foi mantido o trem de força do modelo anterior. O motor 1.6 16V se tornou padrão depois que o 1.6 8V passou a não atender os limites de emissões. São 116/106 cv a 5.750 rpm e 16,1/15,4 kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina), números um pouco contidos para a atualidade. O câmbio manual de cinco marchas continua a ser a única opção, uma vez que a VW preferiu não investir para adaptar o conhecido Tiptronic automático de seis marchas, caixa que era usada pelos companheiros Gol e Voyage, ambos baseados na plataforma PQ24.

Foto: Divulgação
A versão Robust também foi reestilizada, mas dispensa para-choque e retrovisores no tom da carroceria

Nem por isso não foram adotadas pequenas modificações mecânicas, coisas pontuais, mas que são úteis. Para ajudar no fora de estrada, a suspensão dianteira ficou um centímetro mais alta. Com as modificações de altura e do desenho do para-choque, os ângulos off-road são de 23,8 graus na dianteira e 27,6 graus na traseira, com 19,6 cm de distância do solo. 

Os freios são a discos nas quatro rodas desde as versões mais baratas, sendo ventilados nas dianteiras. A cabine dupla tem caçamba de 580 litros e capacidade de carga de 638 kg, números que passam a 924 l e 664 kg na cabine simples. 

Ficaram de fora algumas modernidades que se tornaram quase que padrão na indústria, exemplos da direção elétrica e airbags laterais - a da Saveiro é elétrica, enquanto as bolsas infláveis não passam das frontais, que são obrigatórias. Sem falar das quatro portas, algo que a Strada cabine dupla possui. São soluções que farão parte do cardápio da nova geração, no entanto, ainda vão demorar alguns anos até que ela seja lançada. 

Foto: Julio Cabral
Ao contrário da versão Trendline, a Robust tem opção de cabine simples ou dupla

Confira os preços das configurações e o que cada uma delas traz de itens de série e opcionais. A lista segue a ordem de versões, não de preço.

Saveiro Robust - R$ 95.770

. Ar-condicionado

. Direção hidráulica

. Vidros elétricos

. Travas elétricas 

. Sensores de ré traseiros

. Controle de tração e de estabilidade com auxílio de partida em rampa
. Airbags frontais (obrigatórios)

. Alerta de uso do cinto de segurança do motorista

. Banco do motorista com ajuste de altura

. Luzes de rodagem diurna (halógenas)

. Entrada USB (no console)

. Retrovisores externos com repetidores de seta

. Preparação para som

. Protetor de caçamba


Saveiro Robust Cabine Dupla - R$ 109.710

Acrescenta:

. Bagageiro de teto

. Desembaçador do vidro traseiro

. Porta-celular no encosto do banco do carona

Saveiro Trendline Cabine Simples - R$ 101.490

Acrescenta: 

.  Parachoque dianteiro, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do carro. Curiosamente, o parachoque traseiro é preto

. Faixas laterais

. Espelhos com regulagem elétrica e tilt-down, recurso que baixa automaticamente o espelho direito para ajudar em manobras de estacionamento

. Brake-light

. Iluminação do compartimento de carga

. Detalhes de tecido nos painéis das portas

. Computador de bordo

. Aplique no painel que imita material escovado

. Chave canivete com comandos

. Faróis que se acendem ao acionar o comando da chave e permanecem acesos por um tempo após você trancas o carro

. Alarme

Opcionais: 

. Pacote interatividade (R$ 2.180)

Inclui: multimídia, alto-falantes e volante multifuncional, mas traz somente dois alto-falantes, uma falha para um carro desse valor

. Pacote conforto (R$ 5.255)

Inclui: rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, capota marítima e câmera de ré

Saveiro Extreme Cabine Dupla - R$ 114.580

Acrescenta: 

. Rodas de liga leve aro 15 diamantadas

. Santoantonio

. Capota marítima

. Faróis de neblina

. Câmera de ré

. Bancos de couro artificial

. Multimídia de 6,5 polegadas (não tem Apple CarPlay ou Android Auto sem fio)

. Volante multifuncional com o mesmo revestimento que imita couro

. Coluna de direção com ajuste de altura e de profundidade

. Bloqueio eletrônico do diferencial

. Som com dois tweeters e quatro alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros)

. Pedaleiras esportivas

Opcionais:

. Pacote Tech (R$ 2.160)

Inclui: assistente de controle de descida em rampa, ABS off-road, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luz (acionam automaticamente limpadores de para-brisa e acendimento dos faróis, respectivamente) e retrovisor interno fotocrômico (impede o ofuscamento).