Novo Honda Accord híbrido é lançado com mesmo motor do Civic

Sedã grande da marca japonesa retorna ao país apostando em visual moderno, motor já conhecido do público e consumo de 17 km/l

Foto: Divulgação/Honda
Honda Accord eHev será oferecido em versão única

O Honda Accord nunca esteve tão próximo do Civic . Os principais sedãs da Honda sempre compartilharam similaridades visuais, mas a semelhança entre eles nunca foi tão grande. A 11ª geração do sedã chega ao Brasil com motorização híbrida e preço de R$ 324.900. Apostando no conforto e no baixo consumo de combustível para conquistar quem ainda pensa em carros de três volumes.

O visual é o primeiro chamariz do Accord . Nas últimas gerações, a Honda sempre ousou mais nas linhas do Accord do que no Civic e desta vez não é diferente. A dianteira traz a grade como principal destaque, e os faróis de LED com desenho fino, apontam semelhança com o Honda CR-V , que chegará ao Brasil em breve .

Na traseira, o emblema eHev e o tímido contorno azulado ao redor do H do logotipo realçam a motorização do Accord . As grandes lanternas são conectadas por uma régua com acabamento escurecido, que conta com a iluminação em LED e as luzes de ré ao centro.

Foto: Divulgação/Honda
Cabine do Honda Accord se assemelha com Civic, ZR-V e CR-V

O interior segue o mesmo apresentado em outros modelos da Honda. O painel aposta em desenho horizontal, que ajuda a melhorar a sensação de amplitude na cabine. O cluster digital de 10,2 polegadas permite personalização e exibe informações do modo de condução híbrido.

A central multimídia de 12,3 polegadas é sensível ao toque, mas possui o prático  botão físico para o controle do volume, além de ter  conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio . O sistema de som é assinado pela Bose e conta com 12 alto-falantes, incluindo o subwoofer. A cabine ainda conta com carregador de celular por indução e quatro saídas USB-C com iluminação.

O Accord garante mais espaço interno que o Civic , afinal, mede 4,97 metros de comprimento , 1,86 de largura, 1,45 m de altura e 2,83 m de entre-eixos. São 29 cm a mais de comprimento que o sedã médio.

Foto: Divulgação/Honda
Caimento do teto do Accord é inspirado em cupês esportivos

Entretanto, debaixo do capô, as similaridades com o “irmão menor” voltam a aparecer. A motorização é quase a mesma utilizada no Civic . O motor 2.0 aspirado de quatro cilindros trabalha no ciclo Atkinson e entrega 146 cv de potência e 19,2 kgfm de torque ( 3 cv e 0,1 kgfm de torque a mais que no Civic).

O motor elétrico possui os mesmos 184 cv de potência, mas o torque é de 34,1 kgfm (2 a mais que no Civic). Segundo a Honda, no Accord, os  motores elétricos são posicionados em eixos paralelos. No Civic, eles eram posicionados de forma paralela. A nova configuração garante menos  vibrações e ruídos

De acordo com o revelado na apresentação do modelo, são 204 cv totais. No capítulo consumo, são 17,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada , sempre utilizando gasolina.

Foto: Divulgação/Honda
Honda Accord custa R$ 65 mil a mais que o Civic Híbrido

Em termos de segurança, o Accord oferece o Honda Sensing , pacote de tecnologias de segurança da marca. A principal novidade é a câmera instalada no para-brisa, que agora possui visão 90º, em vez de 50º.

O Honda Sensing inclui controle de cruzeiro adaptativo (que permite manter a distância do carro da frente mesmo em baixas velocidades), frenagem automática de emergência - com detecção de pedestres e ciclistas -, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.

Outros equipamentos de segurança são: Monitor de atenção do motorista, controle de tração e estabilidade, assistente de redução de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré e oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos).

Por R$ 324.900 , seus principais rivais serão o  Lexus ES 300h (R$ 355.690), Mercedes C 200 (R$ 329.900) e modelos 100% elétricos menores, como o  BYD Seal (R$ 296.800), por exemplo, que mede 4,80 m de comprimento, mas possui entre-eixos e potência maiores.