BYD Song Pro chega pensando em dar trabalho para o Toyota Corolla Cross

Modelo chega com preço promocional abaixo dos R$ 200 mil e promete esquentar ainda mais a briga com o rival japonês e o GWH Haval H6 PHEV

BYD Song Pro é o mais recente lançamento da BYD no Brasil
Foto: Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro é o mais recente lançamento da BYD no Brasil

A BYD  segue sua ofensiva no mercado brasileiro e apresentou o Song Pro nesta quarta-feira (10). O modelo chega repetindo a estratégia utilizada pelo sedã King : Duas versões, motorização híbrida plug-in e tendo como principal rival o híbrido de maior destaque no mercado, nesse caso, o Toyota Corolla Cross .

A novidade desembarca oficialmente no Brasil com preços de R$ 189.800 na versão GL e R$ 199.800 na opção GS . É importante ressaltar que esses valores são especiais para as primeiras três mil unidades do SUV , e os preços “cheios” não foram revelados pela fabricante chinesa. Considerando o recém lançado King , os valores promocionais foram R$ 6 mil abaixo dos valores finais do sedã, portanto, é de se esperar algo próximo para o Song Pro .

Motor e alcance

Motor 1.5 aspirado do BYD Song Pro
Foto: Divulgação/BYD
Motor 1.5 aspirado do BYD Song Pro

Já que mencionamos o King é válido partir logo para a motorização do Song Pro , que é similar à apresentada pelo sedã. O SUV conta com motor 1.5 aspirado de 98 cv de 12,4 kgfm de torque e motor elétrico de 197 cv e 30,59 kgfm de torque. A potência combinada é de 223 cv na versão GL (a mais acessível) e na GS a potência sobe para 235 cv, a mesma cavalaria do King GL e Song Pro .

Em termos de performance, a BYD afirma que o SUV faz de zero aos 100 km/h em 7,9 segundos na versão GS e 8,3s na opção GL e a velocidade máxima é limitada a 185 km em ambos os casos.

No Song Pro GL, as baterias são de 12,9 kWh e garantem 71 km de alcance elétrico em medição NEDC (chinesa), enquanto na opção GS, as baterias são de 18,3 kWh (mesma capacidade de King GL e Song Plus) e o alcance elétrico é de 110 km, também em ciclo chinês.

Por ser um híbrido plug-in , o modelo pode ser recarregado em tomadas domésticas, wallbox ou eletropostos, com potência máxima de 6,6 kWh em carregamento AC (corrente alternada). A BYD informa até 1.100 km com a bateria e tanque de gasolina cheios, mas o Inmetro afirma que a autonomia total da versão GL é de 68 km em modo elétrico e 780 km considerando os dois motores. Vale ressaltar que o Song Pro consegue transferir energia para equipamentos elétricos por conta da tecnologia V2L .

Visual e interior

Foto: Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro

Externamente, o Song Pro apresenta elementos vistos nos demais modelos da marca chinesa como a faixa prateada ligando os faróis e uma grade dianteira com tamanho bem avantajado. A traseira conta com aerofólio e lanternas que vão de canto a canto do SUV . Vale destacar ainda o para-choque que traz a luz de ré e um detalhe prateado na coluna C do modelo.

Internamente não há muita novidade. A BYD aproveita muito do Song Plus e traz o mesmo volante e bancos para o novo modelo. As linhas internas e saída de ar, por exemplo, são bem parecidas nos dois carros, mas alguns detalhes - a ausência de iluminação interna, por exemplo- indicam que o Pro é o mais acessível da família. 

Foto: Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro

A tradicional central multimídia flutuante e giratória de 12,8 polegadas está presente e traz câmera 360º, gps integrado, conexão 4G, aceita comandos por voz e permite espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto.

O Song Pro mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. É maior que Toyota Corolla CrossJeep Compass e Volkswagen Taos , por exemplo.

Com capacidade para transportar cinco passageiros, o Song Pro conta com porta-malas de 520 litros de volume , que pode ser ampliado para 1339 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. No bagageiro do SUV o cliente irá encontrar o kit de reparo dos pneus e o adaptador para a função V2L, aquela que permite usar a bateria como fonte de energia, oferecida de série no modelo.

Foto: Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro

Equipamentos de série e segurança

O Song Pro oferece os seguintes itens de assistência ao motorista: direção elétrica, freios abs, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, função de “frenagem confortável”, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico e monitor de pressão dos pneus.

A marca diz que esses equipamentos fazem parte do “ ADAS pacote 1”, mas os rivais do Song Pro já contam com piloto automático adaptativo, por exemplo.

Outros itens de série são chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, aviso de cinto de segurança, e retrovisores elétricos com rebatimento.

1 /7 BYD Song Pro Divulgação
2 /7 BYD Song Pro Divulgação
3 /7 BYD Song Pro Divulgação
4 /7 BYD Song Pro Divulgação
5 /7 BYD Song Pro Divulgação
6 /7 BYD Song Pro Divulgação/BYD
7 /7 BYD Song Pro Divulgação/BYD

Pneu e suspensão

Os pneus do Song Pro são de medida 225/60R18 e a suspensão é do tipo McPherson e a traseira é Multi-link. Os freios são a disco nas quatro rodas mas contam com ventilação somente na dianteira.

Garantia e Cores

Segundo a BYD, o Song Pro estará disponível nas cores Branco, Cinza e Azul, com interior bege claro ou marrom. A garantia do veículo será de seis anos sem limite de quilometragem (sistema elétrico PHEV + baixa tensão + chassis), enquanto a bateria blade de alta tensão terá oito anos de cobertura sem limite de quilometragem.