Tarcísio diz que vai vetar isenção de IPVA de carros 'produzidos na Bahia ou no exterior'

Governador de São Paulo prioriza produção local em política de isenção de impostos

Tarcísio de Freitas
Foto: Agência Brasil
Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas , declarou que pretende vetar a  isenção de IPVA para  veículos híbridos produzidos fora do estado. A afirmação foi feita durante uma coletiva sobre o balanço de sua gestão, destacando a importância dos interesses econômicos locais.

Tarcísio enfatizou que as decisões sobre isenções fiscais devem considerar a vocação econômica do estado de São Paulo. Ele questionou para onde deve direcionar a indústria automobilística local, ressaltando a importância de apoiar a produção interna de veículos híbridos.

De acordo com o governador, marcas estrangeiras demonstraram interesse em produzir veículos híbridos em São Paulo. Ele mencionou fabricantes como GM, GWM, Toyota e Volkswagen, que têm planos de desenvolver essa tecnologia no estado, reforçando sua política de incentivo.

Exclusão de veículos de fora

O governador afirmou que não haverá isenção de IPVA para veículos híbridos fabricados na Bahia ou no exterior. A decisão visa fortalecer a economia local, garantindo que os benefícios fiscais sejam direcionados aos veículos produzidos dentro do estado.

Durante a coletiva, Tarcísio também destacou o histórico de São Paulo com biocombustíveis, como o etanol. Ele mencionou a importância de integrar biocombustíveis na proposta de isenção fiscal, alinhando-se com o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa.

Detalhes do projeto de lei

O projeto de lei aprovado prevê isenção de IPVA para veículos leves movidos a hidrogênio e híbridos entre 2025 e 2026. A partir de 2027, a cobrança será retomada gradualmente, atingindo novamente 4% em 2030. A isenção é limitada a automóveis que custem até R$ 250 mil.

O governo estima que a medida resultará em uma perda de arrecadação de cerca de R$ 300 milhões no primeiro ano. Nos anos seguintes, a expectativa é de uma redução de aproximadamente R$ 450 milhões, conforme os veículos isentos aumentam em circulação.

Polêmicas e reações

A exclusão de veículos totalmente elétricos da isenção gerou debates. Em outubro de 2023, Tarcísio vetou um projeto de lei semelhante que incluía esses veículos. A decisão levantou questionamentos sobre a política de descarbonização e as fontes de energia renovável.

O deputado estadual Antônio Donato questionou a retirada dos carros elétricos do projeto atual. Ele argumentou que veículos 100% elétricos são essenciais para a descarbonização, defendendo sua inclusão nas propostas de isenção fiscal para promover uma transição energética mais eficaz.

Impacto nos municípios

A divisão do valor do IPVA entre estado e municípios é outra questão controversa. Municípios menores temem a diminuição da arrecadação devido à isenção. Marcelo Barbieri, presidente da Associação Paulista de Municípios, destacou a necessidade de compensação para essas localidades.

Barbieri sugeriu que a compensação financeira seja modulada para favorecer municípios menores. Ele destacou a importância de fortalecer os carros híbridos para reduzir emissões, mas ressaltou que a divisão dos recursos deve ser justa entre o estado e os municípios.

O projeto de lei só entrará em vigor após a sanção do governador, que ainda não ocorreu. A expectativa é que a decisão final considere os impactos econômicos e ambientais, além das necessidades dos municípios paulistas envolvidos na discussão.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.