Volkswagen revela consumo de combustível do novo SUV Tera

Modelo desenvolvido no Brasil apresenta diferentes índices de eficiência conforme motorização e transmissão

Evento de lançamento do VW Tera
Foto: Raphael Leites/iG Carros
Evento de lançamento do VW Tera

Volkswagen divulgou os dados de consumo do Tera 2026 , seu novo SUV de entrada para o mercado brasileiro. O modelo, que terá seu visual desenvolvido localmente e futura exportação para outros países da América Latina, chega com três diferentes combinações de motor e câmbio.

A versão de entrada do Tera vem equipada com motor 1.0 aspirado associado a uma transmissão manual de cinco marchas. Esta mesma transmissão também está disponível na configuração TSI MT, que utiliza o propulsor 1.0 turbo, enquanto as versões Comfort e High combinam o motor turbo com câmbio automático de seis velocidades.

Novo VW Tera
Foto: Divulgação/Volkswagen
Novo VW Tera

Nos testes de eficiência energética, o Tera apresentou variações significativas de consumo entre suas versões. A configuração de entrada com motor aspirado registrou 9,1 km/l no ciclo urbano e 10,2 km/l no rodoviário com etanol, enquanto com gasolina os números sobem para 13,2 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.

Comparativo entre versões

A versão TSI MT, equipada com motor 1.0 turbo e câmbio manual, alcançou 9,0 km/l no ciclo urbano e 10,3 km/l no rodoviário com etanol. Utilizando gasolina, o modelo registrou 12,9 km/l na cidade e atingiu seu melhor índice na estrada: 15,0 km/l, proporcionando uma autonomia teórica de 735 km.

As configurações Comfort e High, que combinam o motor turbo com transmissão automática, apresentaram os índices menos favoráveis em ambiente urbano: 8,6 km/l com etanol e 12,2 km/l com gasolina. No ciclo rodoviário, estas versões registraram 10,3 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina.

O Tera TSI MT, com preço de R$ 116.990, posiciona-se diretamente contra o Fiat Pulse Drive 1.3 CVT, oferecido pelo mesmo valor na linha 2025, e o Renault Kardian Evolution MT, disponível por R$ 112.690, formando um trio competitivo no segmento de SUVs compactos.

O Pulse utiliza motor 1.3 aspirado de até 107 cv associado a um câmbio CVT, enquanto o Kardian emprega um 1.0 turbo mais potente, com até 125 cv, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, uma a mais que o Tera TSI MT.

Na comparação direta de eficiência, o Tera TSI MT apresenta consumo urbano com etanol de 9,0 km/l, ligeiramente superior ao Pulse (8,9 km/l) e ao Kardian (8,6 km/l). No ciclo rodoviário com etanol, o Pulse leva vantagem com 10,5 km/l, contra 10,3 km/l do Tera e 10,2 km/l do Kardian.

Com gasolina na cidade, o Pulse também se destaca com 13,0 km/l, seguido pelo Tera com 12,9 km/l e pelo Kardian com 12,4 km/l. Na estrada com gasolina, o Tera alcança 15,0 km/l, superando o Kardian (14,8 km/l) e o Pulse (14,7 km/l).

A capacidade do tanque também influencia na autonomia máxima teórica: o Tera comporta 49 litros, o Pulse 45 litros e o Kardian 50 litros. Isso resulta em autonomias de 735 km para o Tera, 662 km para o Pulse e 740 km para o Kardian, considerando o uso rodoviário com gasolina.

O lançamento do Tera ocorre poucos dias após a apresentação do Pulse 2026 reestilizado, cujos preços ainda não foram divulgados pela Fiat. O novo SUV da Volkswagen também deve enfrentar o Citroën Basalt em sua versão de entrada.