
A Aston Martin anunciou nesta quarta-feira (08), no Reino Unido, o lançamento do DB12 S, nova versão do seu modelo esportivo de luxo. O carro traz motor V8 biturbo de 700 cv, freios de carbono-cerâmica e chassi aprimorado.
Segundo a fabricante, as mudanças elevam o desempenho e a dirigibilidade sem comprometer o conforto do chamado “Super Tourer”.
O DB12 S sucede o DB12 lançado em 2023 e retoma o tradicional sufixo “S”, aplicado aos modelos de maior performance da marca.
A empresa afirma que o conjunto de alterações mecânicas e estruturais estabelece um novo padrão dentro da linha esportiva da Aston Martin, que mantém o foco no equilíbrio entre potência e sofisticação.
Desempenho e tecnologia
O cupê alcança velocidade máxima de 325 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos — 0,1 segundo mais rápido que o antecessor.
O motor V8 de 4,0 litros, com nova calibração de câmbio e sistema Launch Control revisado, tem trocas de marcha até 50% mais rápidas e entrega 800 Nm entre 3.000 e 6.000 rpm.
A Aston Martin também ajustou o pedal do acelerador para resposta mais progressiva, introduzindo um novo mapa drive-by-wire específico do S.
A suspensão conta com amortecedores Bilstein DTX com software atualizado, barra estabilizadora traseira mais rígida e novas configurações de geometria, que ampliam a sensação de controle e precisão em curvas.
O sistema de escapamento esportivo de aço inoxidável foi redesenhado para realçar frequências médias e graves, e há uma opção em titânio 11,7 kg mais leve e 1,5 dB mais alto, conforme dados da marca.

O DB12 S adota ainda freios de carbono-cerâmica de série — 410 mm na dianteira e 360 mm na traseira — que reduzem 27 kg de peso não suspenso e melhoram a resistência térmica e a sensibilidade do pedal.
O modelo estreia a próxima geração do sistema de controle de frenagem em curva (CBC), que atua em conjunto com o Controle Integrado de Deslizamento do Freio e o Controle Integrado do Veículo para otimizar a estabilidade e permitir frenagens mais tardias, com vetorização de torque no eixo traseiro.
O diretor de desempenho de veículos da Aston Martin, Simon Newton, afirmou que o DB12 S “preserva o refinamento característico da marca, ampliando a resposta dinâmica e o envolvimento do motorista”.
Segundo ele, o novo modelo “explora uma profundidade inédita de caráter e capacidade dentro da mesma plataforma veicular”.
Design e interior
O DB12 S apresenta uma dianteira redesenhada com divisor duplo e novas lamelas no capô, que cumprem funções aerodinâmicas e estéticas. O divisor alarga visualmente o carro e direciona o fluxo de ar para os arcos das rodas dianteiras, reduzindo sustentação.
As lamelas, com acabamento em preto brilhante ou fibra de carbono, auxiliam na extração do ar quente do motor V8.
Nas laterais, as novas soleiras em preto brilhante criam continuidade visual com o divisor, enquanto o emblema “S”, forjado à mão e esmaltado em vermelho, aparece sob as faixas laterais.
A traseira traz spoiler fixo, difusor ampliado e ponteiras duplas empilhadas, reforçando a postura esportiva e melhorando a estabilidade em alta velocidade.
Por dentro, o modelo exibe detalhes exclusivos em vermelho anodizado no seletor de modo de condução, nos cintos e nas costuras.
O acabamento pode combinar couro Accelerate e Alcantara ou couro semianilina Inspire S, com microperfurações e revestimento do teto em Alcantara.
O carro vem de série com bancos Sport Plus elétricos de 16 ajustes e oferece, como opção, assentos Performance em fibra de carbono.
O DB12 S será oferecido nas versões Coupé e Volante (conversível). A Aston Martin já abriu as encomendas, e as primeiras entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2026.
De acordo com a empresa, o novo modelo “eleva o espírito Super Tourer a um patamar mais envolvente, unindo luxo, potência e precisão”.