Leapmotor anuncia chegada ao Brasil em novembro

Marca da Stellantis estreia com SUVs elétrico e híbrido e aposta em expansão do mercado nacional

Leapmotor C10
Foto: Divulgação/Leapmotor
Leapmotor C10
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A montadora chinesa Leapmotor confirmou nesta terça-feira (07) que iniciará as vendas no Brasil em novembro.

O anúncio ocorreu durante o evento Nova Era, organizado pela Stellantis, grupo que detém participação na empresa e prepara a introdução de dois modelos elétricos no país.

A fabricante chega com foco no segmento de veículos eletrificados e traz o conceito Ultra-Híbrido (REEV), tecnologia que combina motor a combustão usado apenas como gerador para recarregar a bateria.

A estratégia integra o plano da Stellantis de ampliar a oferta de mobilidade elétrica na América do Sul.

Primeiros modelos e tecnologia

O primeiro veículo confirmado é o SUV C10, que será oferecido em duas versões: uma totalmente elétrica (BEV) e outra com propulsão híbrida estendida.

O B10, também SUV, está previsto para chegar em seguida. Segundo a empresa, o sistema REEV visa reduzir a chamada “ansiedade de autonomia”, prolongando o alcance dos carros elétricos.

A Leapmotor utilizará infraestrutura de parceiros locais para operação e carregamento dos veículos.

Entre as empresas associadas estão WEG, GreenV, VoltBras, Zletric, Learning Village, Zallpy e Ituran, responsáveis por soluções de energia, conectividade e segurança.

Estratégia da Stellantis

A chegada da marca faz parte da joint venture Leapmotor International BV, criada em 2024 após investimento do grupo Stellantis.

O acordo prevê a distribuição global dos modelos da montadora chinesa, inicialmente na Europa e na América do Sul.

A empresa aposta na integração tecnológica e no intercâmbio de pesquisa e desenvolvimento.

Mercado e contexto

O Brasil tem ampliado gradualmente a frota de veículos eletrificados, embora a participação ainda seja inferior a 15% das vendas totais, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A entrada de novas marcas asiáticas amplia a concorrência no setor dominado por fabricantes tradicionais e pode reduzir preços a médio prazo.