Citroën apresenta C5 Aircross elétrico no Salão do Automóvel

SUV estreia no Brasil com foco em autonomia, espaço interno e tecnologias de assistência

Citroën C5 Aircross 2026
Foto: Pedro H. Lopes/Portal iG
Citroën C5 Aircross 2026

A Citroën apresentou o C5 Aircross elétrico nesta quinta-feira (20) para a imprensa no Salão do Automóvel de São Paulo.


O modelo, lançado recentemente na Europa, chega ao país como o SUV mais avançado da marca e com a missão de ser o "símbolo" de uma nova etapa da Citroën em eletrificação.

C5 Aircross elétrico: autonomia e espaço como principais argumentos

O C5 Aircross é construído sobre a plataforma STLA Medium e será oferecido globalmente em diferentes configurações: totalmente elétrica, híbrida e híbrida plug-in.

Citroën C5 Aircross 2026
Foto: Pedro H. Lopes/Portal iG
Citroën C5 Aircross 2026

Para o mercado brasileiro, a Citroën destaca a versão elétrica com duas faixas de autonomia: até 520 km (motor de 210 cv e bateria de 73 kWh) ou até 680 km (230 cv e bateria de 97 kWh), ambas sujeitas à homologação local.

O modelo traz carregamento rápido capaz de recuperar até 160 km em 10 minutos e inclui modos de condução, regeneração ajustável e bomba de calor para otimizar consumo em baixas temperaturas.

Foto: Pedro H. Lopes/Portal iG
Citroën C5 Aircross 2026

A marca afirma que o conjunto foi projetado para viagens longas, uso familiar e redução de consumo energético no dia a dia.

O SUV mede 4,65 m de comprimento e 2,78 m de entre-eixos, o que aumenta o espaço para passageiros no banco traseiro, são mais 51 mm para as pernas e 68 mm de altura em relação à geração anterior. O porta-malas oferece 565 litros.

Foto: Pedro H. Lopes/Portal iG
Citroën C5 Aircross 2026

Por dentro, o C5 Aircross segue o conceito “C-Zen Lounge”, que tem como foco o conforto e a ergonomia.

Foto: Divulgação/Stellantis
Interior do Citroën C5 Aircross 2026

O modelo adota bancos Citroën Advanced Comfort com aquecimento, ventilação e até quatro funções de massagem.

Foto: Divulgação/Stellantis
Bancos do Citroën C5 Aircross 2026

A suspensão Progressive Hydraulic Cushions, já conhecida da marca, suaviza irregularidades de piso com foco no conforto em uso urbano.

Ele traz ainda a nova multimídia Waterfall Touchscreen de 13”, painel digital 3D de 10”, head-up display alargado, teto panorâmico, porta-copos, entradas USB-C e iluminação ambiente configurável.

Foto: Divulgação/Stellantis
Citroën C5 Aircross 2026

No pacote de assistência, o SUV incorpora ADAS nível 2, com alerta e correção de faixa, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de placas, frenagem autônoma, câmeras 360° e piloto automático adaptativo.

GEN3 Evo marca presença como vitrine tecnológica

O estande exibe também o veículo, de apenas um lugar,  GEN3 Evo, que disputará a temporada 2025 da Fórmula E.

Foto: Divulgação/Stellantis
GEN3 Evo

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 1,86 segundo, alcança 320 km/h e usa sistemas de regeneração que podem recuperar até 600 kW durante frenagens.

A intenção, segundo a Citroën, é destacar tecnologias que devem migrar gradualmente para carros elétricos de rua.

Basalt Vision e linha XTR aparecem como destaques secundários

O Salão também marca a apresentação do Basalt Vision, protótipo que antecipa futuras evoluções do Citroën Basalt.

Foto: Divulgação/Stellantis
Primeira imagem do Citroën Basalt Vision

Ele recebe rodas de 18”, suspensão mais baixa, detalhes escurecidos e pintura exclusiva.

Para test-drive, a marca vai disponibilizar o C3 XTR, Aircross XTR 7L Turbo 200 e o Basalt Dark Edition Turbo 200, todos com motores 1.0 Firefly ou 1.0 Turbo 200 e central multimídia de 10,25” com espelhamento sem fio.