BMW lança impressora 3D para clientes repararem suas motos

Impressora 3D da BMW serve tanto para produzir peças plásticas quanto metálicas, que vão desde um manete até um bloco de um motor inteiro

A impressora 3D vem com suporte e maleta para ser transportada. Segundo a BMW, aguenta até temperaturas extremas
Foto: Divulgação
A impressora 3D vem com suporte e maleta para ser transportada. Segundo a BMW, aguenta até temperaturas extremas

A BMW lança a Motorrad iParts, um novo opcional que, por meio de um sistema de impressão 3D, permite que os revendedores e clientes fabriquem peças sobressalentes necessários onde quer que estejam. A marca vai selecionar 250 concessionárias em todo o mundo para a estreia da novidade, que permitirá que os donos das motocicletas levem o equipamento consigo, em um compartimento na própria moto.

LEIA MAIS: BMW F700GS: quem não é a mais potente pode ser a mais gostosa de todas

Este sistema de impressão 3D da BMW inclui um centro de processamento integrado, que permite a fabricação e a usinagem de peças grandes e complexas, como engrenagens, comando de válvulas e até o bloco de motor. Já as peças menores, como manetes de freio, embreagem e alavanca de câmbio, tampa de válvulas, garfos e mostradores podem ser impressos pelos próprios clientes, usando a impressora 3D. Isso pode ser feito não apenas em casa, mas mesmo fora dela.

LEIA MAIS: BMW mostra como que serão as suas motos no futuro

Como funciona

Os dados de projeto e especificações de materiais necessários para a impressão são fornecidos a partir da nuvem do iCloud, seja na casa do proprietário ou durante a viagem. Em seguida, os dados são transferidos diretamente para a impressora 3D via telefone celular, tablet ou PC. Por meio de uma conexão de internet, o download é feito.

LEIA MAIS: BMW mostra scooter elétrica com 160 quilômetros de autonomia

Qualquer pessoa viajando em sua moto - mesmo em áreas remotas onde uma conexão com a internet nem sempre está disponível - pode fazer uso do item de equipamento opcional, o “BMW Motorrad iParts Explorer”. Ele permite uma seleção dos dados sobre peças sobressalentes para que, em seguida, sejam salvos via smartphone, antes da viagem ter início. O objetivo disso é o sistema estar sempre pronto para quando o dono for acioná-lo.

Além de criar peças metálicas como alumínio, aço e titânio, as impressoras iParts 3D também permitem a rápida confecção de peças plásticas. Isso significa que um mostrador de vidro danificado em uma queda, por exemplo, pode ser rapidamente substituído por uma versão impressa. É até possível substituir um espelho retrovisor rachado usando as impressoras 3D.

Segundo o chefe da divisão de motos da BMW, Ignaz Druckmeyer: “Mais uma vez fomos capazes de desenhar sinergias internas e aproveitar o trabalho preliminar de desenvolvimento relevante realizado pela BMW Automóveis. Em última análise, o desafio era desenvolver uma impressora 3D pequena, portátil, mas de alto desempenho e praticidade para transporte na motocicleta".

"Conseguimos alcançar isso com a impressora portátil 3D BMW Motorrad iParts. A unidade é equipada com sua própria fonte de alimentação e foi submetida a uma série de testes altamente rigorosos, testes funcionais, tanto em frio extremo e em calor escaldante, com um alto nível de exposição a poeira. Tudo para atender as necessidades mais extremas do proprietário e não deixá-lo 'na mão' ”, complementa.