Honda CB650R é lançada na Europa e virá ao Brasil ainda este ano

A novidade é sucessora da CB650F, que substituiu a famosa CB600 Hornet. Podendo desembarcar no 2º semestre, promete ainda mais esportividade

Honda CB650R: Apesar das mudanças em alguns aspectos do visual, promete mais a partir da mesma filosofia de diversão
Foto: Divulgação
Honda CB650R: Apesar das mudanças em alguns aspectos do visual, promete mais a partir da mesma filosofia de diversão

Apresentada pela primeira vez no Salão de Milão do ano passado, a nova Honda CB650R acaba de ter seu preço divulgado na Europa. Na Inglaterra, por exemplo, a substituta da CB650F é oferecida por 6.999 libras, o equivalente a R$ 33.390. Os amantes da CB600F Hornet, a antecesora da atual CB650F, agora deverão dar boas vindas à nova membro da família que traz esportividade das carenadas e usabilidade das nakeds .

LEIA MAIS: Honda CG Titan chega em versão especial para comemorar seus 25 anos

A principal diferença em relação à 650F está no visual. A Honda CB650R trocou o estilo streetfighter pelo design clássico Neo Sports Cafe, que apareceu primeiro na CB1000R. Além disso, a naked perdeu peso, ficou mais potente e ganhou posição de pilotagem mais esportiva. A previsão de chegada ao Brasil é para o segundo semestre. Atualmente, a CB650F é vendida em versão única, com ABS, por R$ 35.490.

LEIA MAIS: Honda Pop 110i 2019 chega por R$ 5.790 com os freios combinados

Honda CB650R promete mais esportividade

Foto: Divulgação
Alguns itens da Honda CB650R foram revisados para se aproximar ainda mais das motocicletas de corrida

A nova estrutura, tanque de combustível e outras modificações deixaram a nova 650R 6 kg mais leve que a F, enquanto o aumento da rotação de corte do motor em 1.000 rpm permite uma entrega de potência 5% maior no pico (total de 95 cv, contra 88 cv da Honda CB650F ). A Honda diz também que a curva de torque ficou mais suave e constante, para acelerações e retomadas mais rápidas e lineares.

LEIA MAIS: Suzuki GSX 1300R Hayabusa sai de linha depois de duas décadas

Para melhorar a ciclística, a CB 650R traz o chassi 1,9 kg mais leve e com longarinas mais flexíveis, enquanto a suspensão dianteira agora tem garfo Showa com tubos de 41 mm, ajuste de pré-carga e amortecimento. Também há um novo sistema de freios Nissin com discos de 310 mm e pinças radiais.

LEIA MAIS: Harley-Davidson faz estréia de motocicleta elétrica na feira CES 2019

Já a posição de pilotagem ficou mais agressiva, uma vez que o seu guidão agora está posicionado mais à frente (13 mm) e mais baixo (8 mm), enquanto as pedaleiras foram recuadas (3 mm) e ficaram mais altas (6 mm). O assento segue com altura de 810 mm do solo. O painel digital, por sua vez, passou a ser o mesmo da nova linha CB500, mais moderno e de melhor visualização que o da 650F.

LEIA MAIS: Honda Elite 125 chega às lojas por R$ 8.250, no lugar da Lead

Mais potente, mais atraente e com um sistema de escape de maior vazão, além das mudanças de posicionamento do piloto e ciclística, a Honda CB650R tem a missão de reviver a diversão rebelde da antiga Honda CB600 Hornet , que cravou um patamar de adrenalina mais elevado ante as rivais. Além disso, com a chegada de novas tecnologias para o universo das duas rodas, não será improvável que os donos de motocicletas como a naked fiquem impressionados com a nova geração das esportivas em geral.