Moto elétrica traz celulares da Samsung no lugar de retrovisores

Novidade ainda é apenas um conceito, criado em parceria da Samsung com a fabricante de motos Enérgica. Foi feita visando conectividade e tecnologia

Desenvolvida na Itália, a moto elétrica traz um par de Samsung Galaxy A8 no lugar dos retrovisores
Foto: Divulgação
Desenvolvida na Itália, a moto elétrica traz um par de Samsung Galaxy A8 no lugar dos retrovisores

A Samsung, e a fabricante de motocicletas elétricas Enérgica, se uniram e criaram o conceito “Bolid-E”, do projeto que apelidaram de “Smart Ride”. Seguindo as tendências mundiais de tecnologia e conectividade, mas sem abandonar o apelo que terá através do design, o local escolhido para o seu desenvolvimento foi a Itália. Segundo ambas as empresas, a moto elétrica tem como objetivo uma experiência de pilotagem completamente nova, e promete revolucionar o mundo das duas rodas.

LEIA MAIS: Veja quais são os 5 scooteres novos mais baratos do Brasil

O enfoque central do projeto é a interação via NFC e Bluetooth entre o Samsung Galaxy Watch e a moto elétrica . Retrovisores inteligentes — que na verdade são dois aparelhos Galaxy A8, que exercem apenas a função de tela para as duas câmeras — permitem o motociclista observar, em tempo real e em alta resolução, o que se passa à frente e atrás. As empresas ressaltam o bom foco que as imagens têm capacidade de transmitir.

LEIA MAIS: Honda mostra a nova CB 650R no Salão de Milão (Itália)

Conectividade da moto elétrica

Foto: Divulgação
Moto elétrica traz funções de conectividade através do Samsung Smartwatch

Através da conexão com o Samsung smartwatch, entre as funções de acessibilidade, é possível visualizar informações da bateria, autonomia e até encontrar a moto via GPS. Além disso, a buzina pode ser acionada à distância, caso queira saber onde a moto está ou para outras funções. Outra novidade da motocicleta Enérgica é que, através do NFC, é possível gerar chaves virtuais de proximidade para ligar a moto.

LEIA MAIS: Supermoto marca o fim da produção de modelos a combustão da Curtiss

As empresas também desenvolveram um aplicativo dedicado para oferecer mapeamento ao vivo e enviar dados de telemetria para o telefone do motociclista. Dados como a distância percorrida, velocidade média, carga da bateria, entre outras informações, podem ser acessadas a qualquer momento no app. Em geral, trata-se de uma motocicleta que visa otimizar mobilidade, com tecnologia, ares futuristas e exclusividade.

LEIA MAIS: Motocicleta elétrica aposta no estilo retrô. Veja mais detalhes

Quanto à parceria para a criação da nova moto elétrica , Segundo afirmou Francesco Cordani, diretor de marketing e comunicação da Samsung Itália: "Na Samsung, sabemos que a inovação pode desempenhar um papel fundamental, pois permite projetos revolucionários com impacto direto na vida cotidiana. Esta é exatamente a razão pela qual estamos comprometidos em continuar explorando novos setores, onde as ideias podem ser transformadas em projetos reais, graças à tecnologia".

Siga acompanhando o iG Carros nas redes sociais do  Facebook e do  Instagram