Prestes a vir ao Brasil, Triumph Tiger 900 é anunciada na Índia

Chegada da moto no mercado indiano mostra que está próxima de vir ao Brasil. Inclusive em versões similares

Triumph Tiger 900 traz novo motor que foi desenvolvido para aprimorar a entrega de torque e a eficiência
Foto: Divulgação
Triumph Tiger 900 traz novo motor que foi desenvolvido para aprimorar a entrega de torque e a eficiência

Em dezembro do ano passado, a Triumph Tiger 900 foi revelada na Europa, algo que despertou bastante o interesse pela bigtrail no mundo todo. E, agora, é anunciada na Índia, o que representa forte sinais de que não deve demorar para desembarcar no Brasil A moto já havia sido prometida para chegar ao Brasil ainda em 2020, mas os planos podem ter sido afetados pela pandemia do coronavírus.

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Segundo o Indian Autos Blog, seu lançamento estaria “se aproximando cada vez mais”. Ainda não há confirmações maiores sobre quais versões serão vendidas por lá, estas que deverão ser as mesmas — ou muito parecidas — em relação às que virão ao Brasil. Para Europa, a nova Triumph Tiger 900 oferece três linhas com focos bem diferentes entre elas.

Uma vez no Brasil, a versão de entrada Standard começará mais cara que os R$ 43.190 do que o modelo atual. As outras cinco configurações são a Tiger 900 GT, 900 GT Low, 900 GT Pro, 900 Rally e 900 Rally Pro, em ordem de preços e equipamentos. Enquanto as GT são voltadas para o asfalto, as Rally preferem o off-road.

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Entre as principais novidades, destacam-se o novo desenho do farol duplo em LED — que lembra a Street Triple RS lançada em outubro — assim como o novo visual do bico e da carenagem lateral. Entre outras mudanças, estão um novo assento, um pouco mais estreito, além do guidão mais recuado em 10 mm, o que ajuda o condutor da nova Triumph Tiger 900 a manusear a moto com mais conforto e se equilibrar melhor quando de pé.

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O seu motor é totalmente novo. Com três cilindros e 888 cc, gera 95,2 cv e 8,87 kgfm (ante 95 cv e 7,86 na 800, ainda à venda no Brasil. Apesar das diferenças entre as versões, todas oferecem seletor de modo de condução. A versão básica da Tiger 900 permite escolher entre 'Rain' e 'Road', enquanto as opções GT adicionam 'Sport' e as Rally ganham o 'Off-Road'. A GT Pro ainda traz uma opção configurável, e a Rally Pro tem o modo exclusivo 'Off-Road Pro'.

Fabricado com uma treliça de aço modular de baixo peso, junto com a adoção de um bloco mais leve para o motor, resultaram em uma perda de 7 kg. O tanque de combustível da bigtrail aumentou de 19 litros para 20 litros, bem como a sua altura máxima em 2 cm. Enquanto as versões Standard e GT vêm com rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e 17" na traseira, as Rally trazem rodas raiadas, com 21 polegadas na dianteira.

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Já os freios, por sua vez, estão na versão de entrada um par Stylema 4, com quatro pistões e discos de 320 mm na roda dianteira, com pistão único e disco de 255 mm na traseira, combinado ao sistema ABS. As versões GT e Rally têm o mesmo conjunto, mas com ABS otimizado para curvas. Entretanto, ao invés de também serem Stylema, são da italiana renomada Brembo.

Migrando para a suspensão, é composta por bengalas de 45 mm na frente e com 177 mm de curso, enquanto a traseira é monoamortecida, com 186 mm de curso. As GTs passam a ter compressão e retorno ajustáveis para os amortecedores. Enquanto isso, as Triumph Tiger Rally são equipadas com Showa, com 238 mm de curso na frente e 228 mm na traseira.