Kawasaki revela planos de lançar linha de motos híbridas e elétricas até 2025

Marca também está desenvolvendo tecnologia de combustível de hidrogênio para motores de combustão interna


Kawasaki EV Project ainda está em fase de protótipo, mas vai servir de base para o modelo de produção em série
Foto: Divulgação
Kawasaki EV Project ainda está em fase de protótipo, mas vai servir de base para o modelo de produção em série

A Kawasaki anuncia planos de desenvolver uma futura gama de motocicletas híbridas e movidas a bateria. No curto prazo, a empresa prometeu ter mais de 10 modelos de motocicletas elétricas a bateria e híbridas elétricas em showrooms até 2025.

Além disso, a Kawasaki também disse que está desenvolvendo tecnologia de combustível de hidrogênio para motores de combustão interna - mostrando uma versão do H2 de quatro cilindros supercharged equipado com injeção direta de combustível , que é um trampolim para uma versão movida a hidrogênio.

Com isso, espera-se que até 2035 todos os principais modelos sejam totalmente elétricos ou híbridos. A queima de hidrogênio em vez de gasolina significa que o escapamento seria simplesmente vapor d'água, mantendo o desempenho e o apelo visceral de um motor de combustão interna.

Embora a Kawasaki não tenha revelado oficialmente nenhum detalhe do protótipo híbrido, ela parece usar o motor duplo paralelo do Ninja 250 ou do Ninja 400 (eles são visualmente idênticos, mas o protótipo tem a lata de escape um pouco mais longa do Ninja 400 ).

Um grande motor elétrico é instalado acima da caixa de câmbio, conectado à transmissão por meio de uma embreagem. Ele pode fornecer impulso ou atuar como um gerador para recarregar a bateria. Falando em bateria, é uma unidade de 48 V montada sob o assento.

A Kawasaki também adicionou o câmbio semiautomático operado por botão de pressão à moto - provavelmente para ajudar a suavizar a transição entre a energia da bateria, a gasolina e a energia híbrida combinada.

Excepcionalmente, o protótipo totalmente elétrico da Kawasaki, visto pela primeira vez em 2019, mas mostrado novamente ao lado do novo híbrido , tem uma alavanca de câmbio operada manualmente, embora a maioria dos elétricos sejam de velocidade única.