Vai viajar no fim de ano? Confira 7 itens para revisar antes de pegar a estrada

Com a chegada das férias de fim de ano, muitos se preparam para fazer aquela viagem mais longa sobre duas rodas. Para auxiliar o motociclista a aproveitar a estrada com segurança, listamos sete itens que precisam ser revisados antes de pegar a estrada. Eis eles.

1-) Lubrificante do motor

Caso a última troca de óleo do motor tenha sido feita há mais de 12 meses, é importante substituir o lubrificante, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida. Isso porque o óleo envelhece mesmo com o motor parado.

Divulgação

2-) Líquido de arrefecimento

Cheque o nível do líquido de arrefecimento e complete, caso necessário. É importante fazer a substituição no intervalo correto, porque parte dos aditivos é perdida com o passar da quilometragem ou do tempo, o que impede a solução de proteger o motor de uma corrosão.

Divulgação

3-) Fluido de freio

Faça a troca do fluido de freio, por tempo ou quilometragem. Se a solução estiver antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Caso exceda essa temperatura durante a viagem, a moto enfrentará falha no freio, o que pode gerar um acidente.

Divulgação

4-) Corrente

Observe se a corrente está lubrificada. Se a transmissão estiver seca, além de gerar desgaste, corre o risco de travar ou romper, o que pode provocar um acidente. Além de lubrificada, ela precisa ter a folga ajustada da forma correta.

Divulgação

5-) Óleo da suspensão

Cheque o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e tempo. Quando velho ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido. Além do desconforto, traz insegurança, porque a roda pode não estar em contato com o solo como deveria.

Divulgação

6-) Pneus

Observe se estão dentro da validade (cinco anos) descrito na lateral do pneu e da quilometragem de uso, que pode ser verificado por meio do indicador de desgaste (TWI). Verifique a pressão e altere a mesma com bagagen extra conforme recomendação da fabricante.

Divulgação

7-) Lanternas, faróis e setas

Inspecione lâmpadas das lanternas, faróis e setas, assim como nas luzes do freio e do painel. Se for trocar, veja se a peça possui a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar uma lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores.