Veja quais foram as 10 motos mais caras dos leilões em 2021

É incrível o quanto algumas pessoas estão dispostas a pagar por uma moto. Os preços mais altos dos leilões têm relação com sua raridade. Consultamos a lista da Mecum Auction (EUA) para conferir quais foram as motos mais caras dos leilões de 2021. O que será que elas têm em comum, além do fato de serem muito especiais? Veja a seguir.

1º — Harley-Davidson Strap Tank 1907: US$ 297.000 (R$ 1,623 milhão)

Uma Harley desejável pode ser de vários jeitos. Esta, que foi a mais desejável de todas, é o primeiro modelo da empresa com sede em Milwaukee. Essa Strap Tank passou por muitas mãos antes de acabar no leilão da Mecum em 2021. Seu preço mais alto já registrado foi de US$ 650.000 (R$ 3,551 milhões), então, podemos dizer que a moto mais cara da lista estava “no precinho”.

Divulgação

2º — Harley-Davidson Model E 1943: US$ 220.000 (R$ 1,202 milhão)

Em 1935, a Harley-Davidson estava ansiosa para lançar seu mais novo motor com cabeçote Knucklehead. O desenvolvimento do motor foi adiado pela Grande Depressão, e o esforço de guerra não tornaria as coisas mais fáceis em HD para produzir esse modelo específico para civis. Apenas 158 unidades deste ano/modelo de 1943 foram produzidas, tornando-se uma das edições mais raras da marca.

Divulgação

3º — Harley-Davidson FL 1946: US$ 220.000 (R$ 1,202 milhão)

Essa Harley-Davidson FL, de ano/modelo 1946, teve números de produção mais baixos em comparação com a de 1947 da FL. Comparado com os primeiros modelos da série FL, este modelo de produção tinha mais partes cromadas. A Harley-Davidson acabou vendendo mais unidades FL do que unidades EL. A cada três FLs vendidas, duas ELs encontravam um dono.

Divulgação

4º — Harley-Davidson FL 1947: US$ 192.500 (R$ 1,052 milhão)

Se você ainda não percebeu, as motocicletas da Harley-Davidson parecem ser as favoritas nos leilões dos EUA. Essa FL de 1947, em particular, é do último ano de produção da sua geração.

Divulgação

5º — Vincent Black Shadow 1953: US$ 165.000 (R$ 901 mil)

O resultado dessa moto no leilão se deu principalmente a uma disputa entre dois interessados. O modelo foi bem restaurado, com novas peças que incluem um sistema de escape, assento e embreagem, entre outras peças. Mas o grande destaque é que ela funciona e foi testada.

Divulgação

6º — Harley-Davidson EL 1936: US$ 159.500 (R$ 871.600)

Esta EL é uma das primeiras da marca. O modelo começou em 1936, e esta é uma das primeiras 100 unidades desse mesmo ano. É um modelo antigo Knucklehead, o que o torna extremamente colecionável. Como um modelo inicial, ele vem com algumas peças bastante incomuns, que normalmente não eram encontradas nos últimos anos do modelo. Ele ainda veio com um quadro que era exclusivo dos modelos de 1936.

Divulgação

7º — Harley-Davidson EL 1938: US$ 154.000 (R$ 841.500)

Mais uma EL. Interessante é que o modelo é conhecido como um dos mais colecionáveis de todos os tempos. Ninguém realmente sabia sobre o EL naquela época, pois a HD não a listou em seu catálogo de 1936. O motivo era o medo de que oferecer um motor V-twin, de válvula suspensa, pudesse resultar em desastre. Ainda assim, é um modelo de referência para muitos aficionados.

Divulgação

8º — Vincent Black Shadow 1953: US$ 148.500 (R$ 811.450)

Novos motociclistas e entusiastas podem nem reconhecer a Vincent, mas os aficionados por história de duas rodas sabem que esta foi a motocicleta mais rápida do mundo de 1948 a 1973. Isso é um reinado de 25 anos. O modelo foi capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 km/h, que era espantoso para a época. Traz um motor V-twin de 998 cc que produzia impressionantes 55 cv.

Divulgação

9º — Indian 1903: US$ 143.000 (R$ 781.390)

Antes das motocicletas terem pneus grossos e grandes motores, os tataravós que tinham acesso a veículos motorizados, provavelmente se transportavam em modelos como esse. Esta motocicleta já foi de Gus Cheleini, um dos primeiros pilotos de motocicleta nos Estados Unidos. Tem até os documentos que comprovam isso. Seu novo proprietário só pode exibi-lo, não é legal para uso em estradas ou rodovias, mas é uma bela peça de exibição.

Divulgação

10º — Harley-Davidson FL 1944: US$ 143.000 (R$ 781.390)

O modelo “mais em conta” da lista é um dos primeiros exemplares da HD que vieram com o motor big-twin de válvula suspensa, mas não é isso que o torna especial. Apenas 172 unidades da FL foram produzidas durante este ano modelo, devido ao esforço da fabricante em meio à guerra. Este lote em particular foi comprado por um museu em 1989.

Divulgação