6 dicas para escolher um bom capacete de moto

No mês Maio Amarelo, cujo movimento chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), alerta para a taxa de mortalidade de motociclistas no trânsito. Só para se ter uma ideia, no início deste século correspondia a cerca de 10% do total de acidentes de trânsito. Em 2018, último registro realizado, este percentual aumentou para 32,7%, com aproximadamente 11,5 mil óbitos. Pensando nisso, confira 7 dicas importantes na hora de escolher o melhor capacete. Confira:

1-) Frequência de uso

O capacete deve ser trocado a cada 3 anos de uso ou cinco anos de compra, mas é importante sempre observar alguns aspectos, como a qualidade do forro, da viseira, cinta jugular e armazenar de maneira correta.

Divulgação

2-) Segurança

É importante sempre investir em um capacete com a certificação do Inmetro que garante os padrões mínimos de qualidade e que o equipamento segue as determinadas pela legislação brasileira. Além disso, recomenda-se viseira com pelo menos 2 milímetros de espessura, que protege melhor o piloto em caso de uma pedrada, por exemplo.

Reprodução

3-) Tamanho do capacete

Escolha um modelo de capacete mais justo, pois com o tempo ele tende a se adaptar ao formato do rosto do condutor. Vale lembrar que 'justo', não é apertado, pois se apertar a testa ou a parte superior da cabeça, o ideal é usar uma numeração acima. Alguns modelos contam com narigueiras, que devem ficar exatamente na altura do nariz.

Reprodução

4-) Visibilidade em dias frios e chuvosos

Escolha sempre capacetes com tecnologia chamada pinlock. Trata-se se uma película que se encaixa na viseira e manutenção de 100% da visão em dias de frio, chuva ou neblina. Mesmo com a diferença de temperatura a respiração do motociclista e o exterior, essa tecnologia garante que o capacete não embace.

Reprodução

5-) Garantia do capacete

O tempo de garantia do capacete oferecido pelo fabricante também é um item a ser considerado na hora de efetuar a compra. Quanto maior o tempo de cobertura do seguro, menor as chances do motociclista ter que arcar com alguma manutenção em caso de falhas.

Reprodução

6-) Estilo

Existem capacetes para combinar com os diversas motos, seja ela esportiva, street ou scooter. E o estilo não está apenas ligado ao aspecto estético, mas também a segurança. O desenho do casco faz toda diferença, porque uma moto esportiva de 1000 cilindradas, por exemplo, atinge uma velocidade maior do que uma moto custom, e isso é levado em consideração no desenvolvimento de um produto.

Divulgação