Veja 5 dicas para evitar acidentes de moto

No ano passado, 167 mil acidentes de trânsito, totalizando 54% ocorreram no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). No estado de São Paulo, 1.737 motociclistas perderam a vida, segundo o Infosiga SP e 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres. Confira 5 dicas da Zapay para prevenir esses acidentes e como agir caso ocorram.

1-) Use equipamentos de segurança

É ele que pode fazer a diferença em caso de acidentes. O motociclista deve ficar atento ao tamanho adequado do capacete (não pode ficar folgado na cabeça), e usá-lo sempre bem afivelado e dentro do prazo de validade.

Reprodução

2-) Saia do ponto cego

Ao andar ao lado de carros, ônibus ou caminhões, é preciso que o motociclista esteja atento para não ficar no ponto cego e, assim, sujeito a uma “fechada” a qualquer instante. A dica é ficar posicionado dentro do campo de visão dos outros motoristas.

Reprodução/TripAdvisor

3-) Cautela com os cruzamentos e conversões

Ao estar próximo de um veículo aguardando para cruzar a pista, diminua a velocidade e avisar da sua aproximação por meio da buzina ou do farol alto. O motorista pode estar desatento e cruzar a sua frente, causando um grave acidente.

Divulgação

4-) Cuidado com pedestre

O motociclista deve estar atento, mesmo com o trânsito parado ao passar por ônibus e veículos altos, pois sempre pode aparecer um pedestre. Nesses casos, ande em velocidade reduzida compatível com a via, para que seja mais fácil a frenagem de emergência.

Reprodução

5 Não aproveite brechas de semáforos

A “mania” de aproveitar o sinal amarelo para acelerar, pode causar diversas lesões e óbito, portanto, seja motociclista ou não, não acelere ao ver o sinal amarelo, pois ganhar alguns minutos pode custar vidas.

Reprodução