Disputa eletrizante

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Foto: Eduardo Rocha
Disputa eletrizante

King desafia o líder

BYD entra no segmento de sedãs híbridos para destronar o Toyota Corolla

por Eduardo Rocha

Auto Press

No lançamento de um novo carro, há duas formas básicas de montar a gama de versões. Quando há grande expectativa em torno do lançamento, a montadora lança primeiramente configurações mais completas – e lucrativas – para que os apressadinhos paguem mais. Quando a novidade passa, aparecem as versões menos equipadas e mais baratas. Mas quando a fabricante quer ganhar volume de vendas rapidamente, são as versões mais baratas que chegam primeiro para ganhar competitividade. Mais tarde, quando o produto se consolida no mercado, chegam as versões mais completas, que até fazem o modelo virar notícias novamente. É nesse contexto que fica clara a enorme urgência da BYD em relação ao sedã médio King.

O novo carro da BYD chega para brigar no segmento de sedãs médios e colocar o líder do segmento Toyota Corolla na alça de mira. Mais especificamente, o alvo são as versões híbridas do sedã japonês e a arma é uma tecnologia mais atualizado na linha da eletrificação, que é a plug-in híbrido com capacidade de condução puramente elétrica.

Além do desafio, no entanto, o King tem ainda chega com preços extremamente agressivos: R$ 175.800 para a versão GL e R$ 187.800 para a GS. Esses valores ficam em torno de R$ 15 mil abaixo dos preços das versões híbridas do Corolla, Altis e Altis Premium. Ambas versões do King são bastante completas em relação a equipamentos de conforto e tecnologia, além de prometer uma autonomia elétrica capaz de suprir a necessidade de uso que grande parte dos consumidores (aproximadamente 37 km na versão GL e 80 km na GS pelo método do InMetro).

O que falta ao King é um pacote de segurança e condução autônoma, já bastante popularizado no Brasil entre modelos médios e que já são encontrados até em modelos compactos (inclusive da própria BYD). Por enquanto, além dos equipamentos obrigatórios por lei, como airbag frontal, ABS e controle de estabilidade, o King só oferece quatro airbags adicionais – laterais e de cortina. É nesse ponto que a marca chinesa abre um flanco para a criação de uma versão de topo, que incluiria itens como controle de cruzeiro adaptativa e alerta de colisão com frenagem autônoma, entre outros.

A versão GL traz como principais equipamentos como multimídia com tela giratória de 12,8 polegadas com wi-fi integrado, chave presencial, painel digital de 8,8 polegadas, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, sensores dianteiros e traseiros com câmera 360º, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado digital e iluminação em led. Já a versão GS acrescenta banco do carona com ajuste elétrico, luz diurna com faixa de led cortando toda a grade dianteira, luz interna com cores ajustáveis e ar-condicionado de duas zonas.

As diferenças mais importantes entre as duas versões estão na motorização e autonomia. Em relação ao propulsor a explosão, ambos trazem um motor 1.5 litro aspirado com quatro cilindros em linha, que rende 110 cv e 13,8 kgfm. A versão de entrada GL conta com um motor elétrico com potência de 180 cv e torque de 32,2 kgfm, com 209 cv e 32,2 kgfm máximos combinados. Conta com uma bateria de 8,3 kWh com capacidade de carregamento em corrente alternada de 3,3 kWh e contínua de 25 kWh.

Já o motor elétrico da versão GS rende 197 cv e 33,1 kgfm, totalizando 235 cv e 33,1 kgfm. A bateria tem 18,3 kWh com carregamento AC de até 6,6 kWh e CC também de 25 kWh. Em números, o GL tem autonomia de até 55 km pelo método europeu NEDC e acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e a GS tem alcança de até 120 km (NEDC) com zero a 100 km/h em 7,3 segundos. O câmbio é automático com uma marcha à frente com acoplamento epicicloidal (com planetárias).

Externamente, o King é o pioneiro da BYD na implementação do conceito estilístico Ocean. O modelo foi lançado no mercado chinês em 2022 com o nome de Destroyer 05 ou Chaser 05. Apesar de já ter começado a fazer reservas para o modelo e a chegada nas concessionárias está prevista para o final de junho (o modelo ainda está em fase de homologação). O King será vendido nas cores branco, prata e preto e a garantia é de seis anos para o veículo e oito anos para a bateria.

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