Resignificação elétrica
Equinox EV chega ao Brasil e mira nos SUVs de entrada de marcas premium
da Redação
Auto Press
A forma que a indústria tradicional encontrou para tentar emplacar seus automóveis elétricos foi apostar na ideia de luxo e tecnologia. Isso porque é preciso justificar os preços estratosféricos com que os modelos são oferecidos – principalmente por conta do alto custo da bateria. O novo Chevrolet Equinox EV é um bom exemplo. Este é o segundo SUV 100% elétrico da marca, depois o Blazer EV , que é um pouco maior, iniciou suas vendas em agosto – o Bolt, apesar de ainda ser oferecido, já não é mais fabricado. Na apresentação oficial do novo SUV elétrico, os alvos foram dois modelos de marcas de luxo, o Volvo C40 e o BMW iX1. Um salto e tanto para a Chevrolet, que se estabeleceu como a marca mais popular da General Motors, abaixo das tradicionais Buick e Cadillac. E no valor de tabela, o novo SUV da Chevrolet até extrapola o preço dos rivais: R$ 419 mil, ou cerca de R$ 60 mil a mais que as versões de entrada dos concorrentes e R$ 60 mil a menos que o Blazer EV.
No caso da Volvo e da BMW, os preços dos modelos puramente elétricos não se chocam muito com os valores pedidos pelos carros regulares das marcas. No caso da Chevrolet, no entanto, há uma diferença gritante. Nos Estados Unidos, o Equinox EV é 50% mais caro que a quarta geração do Equinox a combustão. No Brasil, esse adicional em relação ao Equinox Premier de terceira geração beira os 70%. É aí que entra a argumentação para mudar o status com luxo e tecnologia. No caso, o Equinox EV chega equipado diversos itens de conforto e acabamento, recursos ADAS bem completos e grande potência e autonomia.
O Equinox EV traz um motor de 146 cv potência e 23 kgfm de torque em cada eixo, o que se converte em tração integral com 292 cv e 46 kgfm máximos. A bateria tem 85 kWh de capacidade, com possibilidade de recarga de até 22 kWh em corrente alternada e 150 kWh em corrente contínua, com carga total no primeiro caso em pouco menos de 5 horas e no segundo em aproximadamente 1 hora e meia. Segundo o InMetro, a autonomia é de até 443 km.
Em relação aos recursos ADAS, o Equinox EV traz as tecnologias mais populares, como controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma, inclusive em marcha a ré, sensor de ponto cego etc. O SUV incorpora também oito airbags, câmera 360º, frenagem regenerativa em dois níveis, sistema de estacionamento semiautomático e faróis ful led, entre outros.
Na parte de conforto, além de regulagens elétricas, os bancos dianteiros trazem aquecimento e ventilação, enquanto a climatização da cabine é programável. A alavanca de câmbio fica numa haste na coluna de direção, o que libera espaço no console central para porta-objetos, apoio de braços e carregador de celular por indução. Traz ainda teto solar panorâmico e tampa traseira com movimentação elétrica. A central multimídia traz uma gigantesca tela de 17,7 polegadas e traz o sistema Google built-in, com navegação integrada. O painel, também digital, permite navegar por todas as funções do carro. Veja a avaliação do Equinox EV neste link .