Kombi moderna
Versão alongada da ID.Buzz fica mais próxima do velho espírito da tradicional T1
por Marcelo Palomino
Autocosmos.com/Chile
Exclusivo no Brasil para Auto Press
A intenção da Volkswagen de recriar seu a mítica Kombi em um formato moderno e 100% elétrico foi revelada em 2017, com o conceito ID.Buzz. O design traz claras alusões à versão original T1 (também chamada de Corujinha), com linhas harmoniosas e recheado de referências do que a Kombi representou por décadas. E o sucesso instantâneo na exibição deixou claro que não haveria como a fabricante voltar atrás. Obviamente, uma coisa é apresentar um conceito, outra é viabilizar e lançar comercialmente um modelo. Nesse processo, a marca levou quase cinco anos, com produção e vendas começando apenas em 2022.
Esse primeiro modelo foi baseado na plataforma Modular Electric Drive (MEB) do Grupo Volkswagen – a mesma de outros modelos da linha ID – com 4,71 metros de comprimento, 2,99 m de entre eixos e capacidade para transportar cinco passageiros. Essa, inclusive, é a versão disponibilizada pela marca no Brasil, através de um contrato de assinatura, a partir de salgados R$ 12.990 mensais. A mecânica consiste em um motor traseiro de 204 cv e 31,6 kgfm, alimentado por uma bateria de 82 kWh (77 kWh líquidos). A promessa é de 418 km de autonomia pelo sistema WLTP e de 337 km pelos critérios do InMetro.
Foi um bom começo, mas a capacidade limitada a cinco passageiros é pouco coerente com a proposta de uma van. Por isso, não foi surpresa o incremento na gama ID.Buzz, com a chegada da versão de sete lugares no início do ano na Europa e em junho na América do Norte. Essa nova versão, que tem entre-eixos 25 cm mais longo, com 3,24 metros, tem uma identificação bem maior com as Kombis que serviram de palco para vários tipos de viagem, principalmente nos anos 1960 e 1970. Esse novo ID.Buzz LWB (long whellbase) foi avaliada nas ruas, rodovias e rotas de montanha ao redor de Los Angeles.
Com o crescimento do entre-eixos, o comprimento da nova versão do monovolume elétrico da Volkswagen também cresceu os mesmos 25 cm e chegou a 4,96 m para permitir a adição de uma terceira fileira com dois bancos. Em posição normal, a capacidade do porta-malas é de 306 litros e chega a 1.340 litros com cinco lugares disponíveis e 2.470 litros com as duas fileiras de trás rebatidas.
Nesse rearranjo, as portas laterais deslizantes ganharam 19 cm no comprimento para gerar um acesso mais facilitado para a terceira fileira. Além disso, o espaço disponível é monumental. Claro, a posição da bateria no piso ajuda a deixar amplo espaço para todos os passageiros, mas graças ao seu design no clássico formato de pão de forma, até a terceira fila é muito confortável para encarar uma longa viagem. Os dois lugares têm assentos normais (e não em miniatura, como normalmente acontece) com saídas de ar independentes e saídas USB.
Em relação ao trem de força, a nova versão também oferece uma bateria maior, de 91 kWh (86 kWh líquidos), e um motor traseiro de alta eficiência, com 286 cv de potência e 56,1 kgfm. Com essa nova combinação, a Volkswagen indica que o ID.Buzz de passageiros oferecerá 464 km de autonomia (374 km nos critérios do InMetro). O limite de potência aceita para o carregamento rápido também aumentou de 185 kW para 200 kW, o que permitiria uma recuperação da carga de 10 a 80% para menos de 30 minutos.
Junto com a renovação mecânica, o novo ID.Buzz recebeu uma atualização de hardware e software, uma geração completamente nova da central multimídia, com um menu de navegação mais intuitivo e poder de processamento mais rápido. A tela elevada agora tem 12,9 em vez das 12,0 polegadas. E passa a incluir uma nova barra de toque iluminada para controle de volume e de temperatura do ar-condicionado, além de um novo assistente de voz com integração ChatGPT. O cluster digital de instrumentos configurável manteve as 10 polegadas.
A nova versão manteve itens como portas laterais deslizantes operadas eletricamente, faróis full led, câmeras perimetrais com sensores de proximidade e um conjunto completo de recursos ADAS, de assistência à condução. A variante conduzida em Los Angeles é a chamada First Edition e adiciona diversos elementos de luxo como um teto panorâmico polarizado, que escurece ou clareia ao toque de um controle, controle climático de três zonas, assentos dianteiros com aquecimento, massagem e controle climático e áudio Harman Kardon com 12 alto-falantes e subwoofer, entre outras coisas.
Impressões ao dirigir
Herdeira do design
Mais do que uma versão voltada para os viúvos da Kombi, o ID.Buzz LWB é uma minivan muito consistente, com caráter, muito espaço útil, soluções de armazenamento em todos os lugares e um trem de força elétrico capaz de deixar qualquer consumidor satisfeito. É um veículo em que se viaja com muito conforto, dentro de uma cabine bem iluminada e espaçosa. A posição de dirigir é antiquada, próxima ao para-brisa, mas com muito conforto e com todos os controles ao alcance do condutor ou acionáveis por comandos de voz.
A plataforma MEB da Volkswagen já se mostrou extremamente eficiente, ao oferecer manuseio sólido, tanto em relação ao conforto quanto ao comportamento dinâmico. Daí o ID.Buzz mostrar uma postura muito equilibrada no solo e com suspensão que faz a filtragem e o controle de rolagem sem reclamar. Embora seja um veículo extremamente pesado, a partir de 2.800 kg, o baixo centro de gravidade e a distribuição da massa ajudam a controlar as cargas na carroceria.
O modelo tem direção precisa, que embora seja pouco comunicativa é relativamente rápida. O freio, por outro lado, precisa ser melhorado. Não tanto pela eficácia dos freios, mas pela sensação do pedal, que é borrachudo – macio e longo. O empuxo nas acelerações é notável, o que é normal em carros elétricos. Mas não a ponto de grudar os ocupantes no encosto – provavelmente por causa do lastro já mencionado.
Inicialmente, o silêncio é o esperado para carros elétricos, mas ao atingir velocidades mais altas, há uma certa invasão de ruídos aerodinâmicos, certamente por causa do design. Essa reinterpretação da Kombi é um veículo que funciona mais como uma minivan do que como um veículo elétrico puro, com uma proposta de design única, uma cabine extraordinária em termos de qualidade de construção e espaço interior, além de contar com um catálogo bem recheado de equipamentos disponíveis.