O brilho ofuscante do Macan

Faróis fazem Macan EV retornar às concessionárias estadunidenses The post O brilho ofuscante do Macan appeared first on MotorDream.

Foto: Eduardo Rocha
O brilho ofuscante do Macan

Um estranho recall

Faróis fazem Macan EV retornar às concessionárias estadunidenses

por Eduardo Rocha

Auto Press

O Porsche Macan EV, primeiro SUV 100% elétrico da marca alemã, acaba de ser lançado no Brasil a partir de R$ 560 mil. Em geral, quando se fala de modelos da fabricante de Stuttgart são mencionados aspectos positivos. Mas nos Estados Unidos, o carro está enfrentando um problema inusitado, que obriga as quase 3 mil unidades no modelo a voltarem às concessionárias.

Mas se trata, no entanto, de um mau funcionamento ou de algum componente ou sistema do veículo com defeito. Nesse caso, o recall ocorreu pelas normas de segurança, que são bem por lá. O problema detectado no Macan Elétrico tem a ver com o brilho dos faróis, que são fortes demais para os padrões permitidos nos Estados Unidos. Os faróis altos são ajustados de acordo com a exigência da Comissão Econômica Europeia, que é mais liberal em relação à intensidade das luzes que os Padrões Federais de Segurança de Veículos Motorizados do Estados Unidos.

Segundo essas normas, o maior brilho dos faróis altos pode causar ofuscamento dos motoristas que dirigem no sentido contrário e aumentar a possibilidade de acidentes. A solução, porém, não impõe a troca dos faróis, mas deve ser feito através de um ajuste no software que controla a iluminação. Essa preocupação dos estadunidenses com os faróis não vem de hoje. Nos anos 1970 e 1980, a Mercedes-Benz foi obrigada a manter por lá os faróis do Classe E redondos, quando toda a linha já adotava lentes quadradas no resto do mundo.

The post O brilho ofuscante do Macan appeared first on MotorDream .

Noticia 100eletrico BEV Carroeletrico Crossover esportivo macan macanev porsche SUVeletrico utilitario