
Questões do tempo
Fiat Cronos reestilizado ganha sobrevida em seu melhor momento no mercado
por Eduardo Rocha
MotorDream
Às vésperas de completar sete anos de mercado, o Fiat Cronos recebe sua primeira grande reestilização. Nesse face-lift, o sedã compacto da marca italiana fez uma mudança na grade, que passa a ocupar toda a área entre o capô e o para-choque com aletas verticais que alteram de forma expressiva a frente do modelo. O para-choque dianteiro também foi redesenhado e agora traz linhas mais retas e superfícies planas, abandonado o antigo estilo arredondado e orgânico.
Os conjuntos óticos dianteiros e traseiros passam a ser full led e também tiveram as seções internas modificadas, com um efeito 3D. A assinatura luminosa nos faróis nas versões mais altas, com câmbio CVT, forma uma linha tracejada, acompanhando o estilo da grade. Na traseira, as lanternas mantiveram a iluminação em espiral, mas as luzes de freio agora estão tracejadas. No mais, apenas a parte inferior do para-choque traseiro ganhou também linhas verticais, semelhantes às de um extrator.
Não foi dessa vez que o Cronos ganhou um motor turbo. Na versão de entrada, Drive 1.0, ele vem com o motor Firefly 1.0 de três cilindros, sempre com câmbio manual, que rende 71/75 cv e 10,0/10,2 kgfm. Nas versões Drive 1.3 e Precision 1.3 o propulsor é o Firefly 1.3 de quatro cilindros, gerenciado sempre com câmbio CVT, que rende 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm. Internamente, a novidade fica por conta da central multimídia, com tela de 7 polegadas, passa a fazer espelhamento sem fio.
Em condições normais e sempre em segmentos mais altos, um modelo com sete anos de mercado estaria no ponto de receber um sucessor, ou uma nova geração. Acontece que o Cronos teve uma trajetória um tanto claudicante nos primeiros anos de mercado, entre 2018 e 2021, com médias entre 2 mil e 2.500 unidades por mês (com exceção de 2020, por conta da pandemia, quando ficou com 1.300 unidades mensais). Mas a partir de 2022, as vendas começaram a decolar e foi para quase de 3.500/mês. Em 2023, ou ainda melhor, com 4.200/mês, média que caiu um pouco no ano passado, para 3.700 emplacamentos mensais.
Com esse pequeno investimento – as modificações só atingiram peças em plástico -, a Fiat pretende dar uma sobrevida de dois a três anos ao modelo e aproveitar a boa fase de mercado. Atualmente, o Cronos é o segundo sedã compacto mais vendido no país – perde apenas para o Chevrolet Onix Plus. O modelo, que é produzido em Córdoba, na Argentina, é ainda o mais vendido da América do Sul, somadas as vendas no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia.