
Fator X
O luxuoso Zeekr X é um crossover potente, confortável e muito charmoso
por Elkin Chávez e Mauricio Juárez
Autocosmos.com/Colômbia
Exclusivo no Brasil para Auto Press
A marca Zeekr, criada pela Geely em 2021, marcou uma ampliação na estratégia de crescimento do grupo chinês. Até ali, a Geely mantinha a própria marca e buscava novos mercados a partir da participação em marcas já existentes, Volvo, Smart e Lotus. E foi para aproveitar a trajetória, a tecnologia e os recursos das marcas mais refinadas que compõem seu portfólio que o Grupo Geely resolveu apostar no mercado de luxo com a marca própria Zeekr. Com a ideia de brigar com Mercedes-Benz. Audi, BMW e Volvo, ela desembarcou no Brasil em novembro de 2024 focada tanto no luxo quanto na mobilidade 100% elétrica.
A missão dos atuais modelos da Zeekr, o esportivo 001 e o crossover X, é superar os padrões tradicionalmente associados aos veículos chineses. Ambos são baseados na arquitetura de experiência sustentável (SEA), uma plataforma modular que permite construir modelos médios, médios-grandes e grandes, definidos como C, D e E. Essa estrutura permite montar um, dois ou quatro motores elétricos para oferecer diversos tipos de tração e somar até 635 cv. No caso do modelo avaliado, o Zeekr X, os valores são de R$ 298 mil para a versão Premium e R$ 338 mil para a Flagship e ambas atendem aos critérios de qualidade, design, acabamentos, equipamentos e manuseio exigidos no segmento mais alto de crossovers urbanos com pretensões de SUV. A ideia é competir, com vantagem de preço, com rivais como Mercedes-Benz EQA, BMW iX1 e Volvo EX30 Plus, da própria Geely. Até agora, no entanto, o desempenho mercadológico é tímido: apenas 135 unidades foram emplacada entre novembro e março.
O Zeekr X é planta batizada de 5G Intelligent Factory, na China, a primeira instalação desse tipo operada por robôs humanoides. É um conjunto de androides avançados que, graças à inteligência artificial e automação de última geração, são capazes de trabalhar em equipe sem intervenção humana. Isso mostra não apenas o nível tecnológico do fabricante, mas também explica os acabamentos finos e a qualidade percebida em cada detalhe, que não deixa nada a desejar na comparação com marcas de luxo europeias.
A proposta estética da Zeekr foi desenvolvida no centro de design e pesquisa que a marca mantém na Suécia, onde trabalham especialistas de mais de 30 países e é dirigido pelo renomado designer alemão Stefan Sielaff, que passou a maior parte de sua carreira na Audi. até ser contratado pelo Grupo Geely. O estilo do Zeekr X é verdadeiramente marcante e é baseado em uma mistura de linhas retas, ângulos e algumas formas ousadas, como as da traseira, que compõem um todo harmonioso. O conceito é original e evidencia o esforço do centro de design em oferecer um modelo atraente.
Em geral, a simplicidade dos traços prevalece, com um cruzamento de linhas nas laterais, para emular a letra X. Na frente, as linhas de tensão no capô estão em harmonia com as formas finas das luzes diurnas de led, enquanto os faróis principais permanecem quase escondidos a meia altura nos para-choques, que lembram um pequeno bigode. Por outro lado, o acabamento em preto brilhante que decora os para-lamas enquadra adequadamente as rodas de alumínio de 20 polegadas da versão Flagship AWD avaliada. Com medidas 245/45, as rodas ajudam na distância livre para o solo de 17,5 cm.
Na parte traseira, duas linhas de led em U emolduram a base do vidro traseiro estreito e no vão traz luzes direcionais sequenciais. O detalhe distintivo é a inserção de um logotipo da marca tridimensional e iluminável. Destacam-se também a parte inferior do para-choque em preto brilhante e a queda sutil do teto flutuante, também preto, que combina com o teto panorâmico de vidro fixo escurecido com filtro UV.
O Zeekr X tem 4,43 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,57 m de altura – é 20 cm mais longo que o EX30, que usa a mesma plataforma e também é produzido na mesma fábrica na China. Apesar de partilharem a estrutura, os 1.960 kg do Zeekr X o deixam 110 kg mais pesado, mas 80 kg mais leve EQA. Em relação à capacidade do porta-malas, o SUV/crossover da Zeekr começa com 362 litros que podem ser expandidos para 1.882 l.
Ao contrário do visual externo, o interior do Zeekr X mostra uma clara tendência minimalista, mais próxima do gosto oriental. Existe um nível de requinte maior do que se encontra normalmente em veículos de origem chinesa. Caso de detalhes como nos botões e comandos metálicos e em ouro rosa, o revestimento em dois tons, que proporciona uma atmosfera de exclusividade. Os materiais são de boa qualidade, embora a textura do couro vegano dos bancos deixe a desejar. Outro elemento que é poderosamente marcante e exclusivo da versão Flagship é o conceito de iluminação ambiente, que a marca chama de Bloco de Gelo. Trata-se de uma barra de luz, com um padrão preto e branco, como pequenas teclas de piano, que cruza o tabuleiro longitudinalmente e integra até 17 padrões de luzes ambientes com efeitos rítmicos que podem ser combinados com a música.
Mais duas particularidades. O primeiro são os painéis internos das portas incluem um padrão microperfurado e retroiluminado que simula uma cidade, o que lhe dá um toque jovem que o veículo quer mostrar em todo o design. Da mesma forma, a abertura interna das portas é feita com o toque de um botão – há uma trava oculta sob o painel, caso o sistema não funcione. O visual limpo da cabine é interrompido por duas telas flutuantes. A menor, 8,8 polegadas, traz o painel de instrumentos digital. Além disso, em ambas as versões há o Head-Up Display de 24,3 polegadas. Já o monitor central touchscreen tem 14,6 polegadas. Ele comanda sistema de som surround Yamaha com 13 alto-falantes e traz com gráficos e menus de bom gosto e com alta velocidade de processamento. O modelo ainda traz luz interna com intensidade e tonalidade ajustáveis; os bancos dianteiros elétricos com memória, aquecimento e massagem, partida por cartão sem chave ou NFC, ar condicionado automático e digital de duas zonas, com saídas para a segunda fila e porta de carregamento sem fio com ventilação, entre muitos outros.
O Zeekr X de top, na versão Flagship, é animado traz dois propulsores síncrono com ímãs permanentes de alto desempenho, um em cada eixo. No total, são 422 cv de potência com 55,4 kgfm, com a vantagem de oferecer um esquema AWD. Esse conjunto acelera o modelo de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Em relação à bateria, o Zeekr X possui um módulo de íons de lítio NMC, que tem capacidade de carga de 69 kWh, que oferece autonomia de 304 km, segundo os critérios do InMetro. Em termos de segurança, o Zeekr X se destaca bastante. Foi considerado pelo Euro NCAP como um dos carros mais seguros da Europa em 2024, sendo o mais seguro entre os SUV compactos e também entre os carros elétricos, tanto por conta da construção estrutural quanto pelos equipamentos. Além do arsenal ADAS padrão em segurança, ele traz controle de frenagem em curvas, sete airbags, gravação de vídeo digital interna e externa e frenagem regenerativa com duas intensidades com One Pedal, entre outros.
Impressões ao dirigir
Refinamento dinâmico
O Zeekr X se destaca pela qualidade de condução e estende à parte dinâmica a promessa de ser refinado e conforto, com muito boas maneiras quando se acelera um pouco mais. A generosa cota de torque força o condutor a ter uma certa delicadeza com a progressão do acelerador, pois é contundente na resposta, a ponto de se poder comparar a modelos esportivos a combustão – o zero a 100 km/h em 3,8 segundos prova isso. Felizmente, as inúmeras assistências domam ao máximo o ímpeto do Zeekr X e tornam as manobras muito fáceis, embora isso tire um pouco da emoção na direção, em favor da segurança. De qualquer forma, oferece uma dinâmica de condução favorável, muito reativa e com uma progressão invejável.
Este veículo possui um esquema de suspensão conveniente em ambas as extremidades, com McPherson na dianteira e multilink de cinco braços na traseira. Com um ajuste bem afinado, é confortável, forte e, acima de tudo, filtra muito bem as imperfeições do asfalto. Ao mesmo tempo, mantém o veículo estável e bem colocado no solo, principalmente quando abusamos um pouco do acelerador – no que é ajudado pelos mais de 400 kg de bateria instalada entre os eixos.
Um destaque típico de carros elétricos é a boa insonorização, assim como a boa visibilidade e, de uma forma geral, toda a experiência a bordo. Isso melhora a percepção de qualidade na cabine, mas há espaço para melhorias. É o caso de praticamente todos os controles a bordo serem operados a partir da tela central, incluindo o ajuste dos espelhos laterais. De qualquer forma, as alterações e ajustes feitos lá são armazenados e é preciso apenas recorrer à memória do sistema para recuperar a regulagem.