
Questão sucessória
Ford Bronco Sport 2025, com mudanças sutis, só vem após a linha 2024 esgotar
com Marco Antonio Sarmiento
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
O Bronco Sport é fabricado no México, no complexo Hermosillo da Ford, desde 2020 e chegou ao Brasil em maio de 2021. Com quatro anos de mercado, estava mesmo na hora de receber alguma atualização. Foi o que aconteceu na linha 2025 em diversos países em que é vendido, como Chile, Argentina, Estados Unidos e o próprio México.
O Bronco Sport não foi atualizado no mercado brasileiro, onde os concessionários ainda tentam empurrar para fora da loja os modelos da linha 2024. Em março, a Ford até chegou a anunciar que traria o Bronco Sport 2025, mas as vendas fracas do modelo estão atrasando essa sucessão – o SUV tem médias de emplacamento inferiores a 150 unidades mensais.
Na linha 2025, o Bronco Sport teve um remapeamento de conteúdos, sendo que a versão Wildtrack, a única importada para o Brasil, nem existe mais. Ela perdeu o lugar para versão avaliada, a Badlands. Para 2025, a nova versão recebeu melhorias bem pontuais, como saídas de ar para o banco traseiro, painel com tela de 12,3 polegadas, no lugar da de 8 polegadas da Wildtrack, e um sistema SYNC 4 mais evoluído – uma espécie de SYNC 4.1.
Sob o capô, ela traz o mesmo motor 2.0 turbo Ecoboost capaz de desenvolver 253 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, gerenciado por uma transmissão automática de 8 marchas, que envia a força para as quatro rodas. A versão Badlands oferece ainda bloqueio diferencial traseiro.
O interior foi redesenhado e traz carregador sem fio, áudio B&O de 10 alto-falantes, assentos de couro perfurado com aquecimento. O Bronco Sport manteve, é claro, suas muitas capacidades para sair do asfalto. No teste promovido pela marca, foi possível enfrentar obstáculos dentro de uma pista artificial com rampas metálicas, ideal para avaliar o torque, a capacidade de tração e a resposta de sua suspensão.
Em um percurso com obstáculos naturais foram avaliados os modos de condução, o sistema de câmera 360°, o bloqueio do diferencial traseiro e todas as capacidades off-road disponíveis. Nesse aspecto, o Ford Bronco Sport não mudou. Nem a Ford em relação ao Brasil. A marca estadunidense manteve o tratamento de segunda classe dispensado ao mercado brasileiro, desde os tempos que formou com a Volkswagen a Autolatina, há mais de 30 anos, quando a montadora já ensaiava deixar de produzir no Brasil – saída que veio a se concretizar no início de 2021, quando abandonou a produção em Camaçari, na Bahia.