
Projeto Avanger vinga no Brasil
Menor SUV da Jeep será produzido em Porto Real e chega ao mercado em 2026
por Eduardo Rocha
Auto Press
A Stellantis anunciou oficialmente a produção do Jeep Avanger na planta de Porto Real, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Nesta fábrica hoje são produzidos os modelos C3, Aircross e Basalt, da Citroën, com têm uma boa sinergia com o novo Jeep, pois todos se baseiam na plataforma CMP – Common Modular Platform. Também será compartilhada a motorização T200, com 125.130 cv e 20,4 kgfm, usado nas versões de topo dos modelos Citroën, inclusive com versões híbridas.
Há ainda a possibilidade de ser lançado em versões elétricas, como o o Avanger EV testado na Europa por parceiros de MotorDream. Isso porque há uma previsão de reforço na cadeia de fornecimento e tecnologia na região nos próximos anos, com a chegada de cinco novos fornecedores na região, sendo que dois deles estarão instalados dentro do parque industrial da Stellantis no Sul Fluminense.
A produção do Avanger vai gerar 300 novos empregos diretos e vai consumir parte do investimento de R$ 3 bilhões previsto para a fábrica até 2030. A estreia do Avanger vai ocorrer em 2026 e a ideia é brigar entre os SUVs/Crossovers de entrada, como Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Nivus, Honda WR-V, que será lançado em outubro, e o próprio Citroën Aircross. As medidas do modelos se encaixam bem no segmento, com 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura com entre-eixos de 2,56 m.