
Um polo positivo
BYD inaugura fábrica de Camaçari e apresenta versão híbrida flex do Song Pro
por Eduardo Rocha
Auto Press
A BYD resolveu dobrar a aposta. Na inauguração oficial da nova fábrica da marca chinesa em Camaçari, na Bahia, o fundador e CEO mundial da marca, Wuang Fuanchu, anunciou que o projeto, com capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e previsto para alcançar 300 mil anuais, agora, quando concluído, terá esse volume dobrado para 600 mil – número que corresponde a 25% do total de automóveis fabricados no país em 2024.
A ideia é alimentar a partir dessa unidade toda a América Latina, com a produção de modelos híbridos e elétricos de alto volume, como o hatch 100% elétrico Mini Dolphin, o SUV Song Pro e o sedã King, ambos híbridos plug-in. Com essa nova projeção, a meta é se tornar uma das três maiores montadoras do país até 2028 e liderar o ranking em 2030 – em 2024, a Fiat emplacou cerca de 520 mil unidades no Brasil e a Volkswagen, 400 mil.
A unidade de Camaçari é a maior da marca fora da China e ocupa uma área de 4,6 milhões de m², que engloba e extrapola a antiga planta da Ford, que não teve suas edificações utilizadas até agora. Ali serão instaladas várias unidades de produção, incluindo uma para a produção de baterias, sendo que a primeira dessas construções, de onde sairão os três modelos iniciais, foi levantada em 15 meses.
Na inauguração, foram anunciados ainda o desenvolvimento da configuração híbrida flex para o propulsor 1.5, utilizado tanto pelo King quanto pelo Song Pro. Na cerimônia, foi apresentada a versão COP30 do SUV com essa motorização, que vai equipar 30 unidades cedidas ao governo brasileiro para uso durante a Conferência da ONU para sobre mudanças climáticas. Na ocasião, a primeira unidade montada foi assinada pelo Presidente Lula, ao lado de Wuang Fuanchu, de Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global da BYD e de Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD Brasil.
Além do novo mot or, o Son Pro COP30 ainda revela o face-lift de meia-vida do modelo, com uma grade mais estreia e para-choques dianteiros e traseiros redesenhados e lanternas traseiras com as seções internas de luzes modificadas. A BYD anunciou ainda que vai passar a oferecer a nova versão GL do Mini Dolphin para vendas diretas a taxistas e público PcD, com uma bateria menor, em torno de 30 kWh, autonomia perto de 220 km e valor abaixo de R$ 100 mil. Para o público em geral, o Mini Dolphin GL poderia ser oferecido em um segundo momento por cerca de R$ 107 mil.