
Boreal em pré-venda
Renault divulga conteúdo e preços de seu SUV médio, que chega em novembro
por Eduardo Rocha
Auto Press
Nos últimos meses, a Renault vem instigando o mercado brasileiro em relação à chegada do seu SUV médio Boreal. Desde julho, a fabricante vem exibindo unidades pré-série, exaltando o design, a sofisticação do acabamento e a tecnologia embarcada do modelo. Na primeira semana de outubro, o modelo passou a ser fabricado em São José dos Pinhais, primeira planta da marca a produzir o Boreal. Já nesta segunda semana de outubro, a Renault detalhou os conteúdos e preços de lançamento de cada uma das três versões do SUV médio.
A configuração de entrada, Evolution, está cotada em R$ 179.990, a intermediária Techno fica em R$ 199.990 e a top Iconic sai a R$ 214.990. A marca iniciou pré-venda, a partir de reservas com o depósito de R$ 1 mil. A apresentação oficial será no início de novembro e as primeiras entregas ocorrerão a partir de 21 de novembro. Essas antecipações dos detalhes do modelo fazem sentido. Em geral, as fabricantes fazem mistério em torno dos lançamentos de automóveis, mas isso não tem muito sentido uma vez que não é o tipo de produto que as pessoas passem a noite numa fila na porta da loja para tentar ser o primeiro a comprar. O consumidor costuma refletir um pouco antes de fazer um pix nesse valor.
Se o Kardian foi o primeiro passo para a renovação da imagem da fabricante francesa no país, o Boreal representa a aposta mais contundente no objetivo de sofisticar a imagem da marca e passar a oferecer modelos mais tecnológicos, mesmo que isso signifique abrir mão de volumes maiores de venda. Mesmo com valores competitivos, o SUV médio Renault garante uma boa margem de lucro para a montadora.
Mesmo que esses preços de lançamento deixem o Boreal de entrada mais barato os rivais com nível semelhante de equipamento. Por exemplo, o Boreal Evolution tem conteúdo próximo ao do Jeep Compass Longitude, que custa R$ 192.990, do Toyota Corolla Cross XR, de R$ 188.990, e também do Volkswagen Taos Comfortline, de R$ 206.990. Obviamente, os valores pedidos pelo Boreal vão sofrer um aumento assim que passar esse período inicial. Em geral, o acréscimo nessas ocasiões gira em torno de 5% do valor do modelo.
Em relação aos conteúdos das versões, o Boreal já tem um bom nível de equipamentos desde a configuração Evolution. Ela chega com rodas aro 18, painel digital de 7 polegadas, multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio, câmbio com manopla tipo joy stick no console e paddle shifts no volante, ar digital duplo, carregador por indução, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, revestimento em couro, sensor de luz e chuva e pacote ADAS de 13 recursos, como controle de cruzeiro, alerta de colisão e frenagem autônoma e monitoramento de faixa.
A intermediária Techno acrescenta faróis de neblina em led, rodas aro 18 pintadas em preto, painel digital de 10 polegadas, sistema operacional Google built-in, conexão com aplicativo MyRenault com funções remotas, cinco modos de condução, luz interna configurável em 48 cores, banco dianteiros com ajustes elétricos e pacote ADAS com 19 recursos, como sensor dianteiro e câmera 360º.
Já a versão de topo Iconic adiciona rodas aro 19, pintura em duas cores, sistema de áudio da Harman Kardon, acabamento em revestimento azul (deep blue), teto solar panorâmico, movimentação elétrica da tampa do porta-malas, encosto do banco do motorista com massagem e 24 recursos ADAS, incluindo estacionamento semiautomático e sensor de ponto cego.
Sob o capô, o modelo traz o consagrado motor TCe 1.3T, já aplicado nas versões superiores do Duster. Ele rende 156/163 cv de potência e 25,5/27,5 kgfm de torque, com etanol e gasolina. O que muda é que o Boreal vai trabalhar com um câmbio DCT, de dupla embreagem e seis marchas, no lugar do CVT de oito relações pré-programadas usado no Duster. Além de contar com os cinco modos de condução nas versões Techno e Iconic.