O salto da Leapmotor

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O salto da Leapmotor
Foto: Eduardo Rocha
O salto da Leapmotor

Solução pronta

Stellantis estreia a marca Leapmotor no Brasil com o crossover eletrificado C10

por Eduardo Rocha

Auto Press

Trazer a Leapmotor para o Brasil foi a forma mais eficiente e rápida para que a Stellantis garantisse um naco do mercado de veículos eletrificados. A marca chinesa se instala por aqui com os modelos C10 e B10, pela ordem, focando nos segmentos de SUVs médios e médios -compactos , os mais disputados entre elétricos e híbridos, e com uma política de preços extremamente agressiva.

O crossover médio-compacto B10 elétrico, do tamanho de um Corolla Cross, será lançado em janeiro a partir de R$ 172.990 para brigar com modelos como BYD Yuan Plus, Geely EX5 e Omoda E5. O primeiro a chegar, no entanto, é o híbrido modelo C10, um crossover médio, do tamanho do GWM Haval 6 e BYD Song Plus, que será oferecido com duas motorizações: totalmente elétrica por R$ 189.990 e híbrida por R$ 199.990. Aqui a briga é com modelos como o BYD Song Plus e Omoda 7.

Em relação às dimensões, o C10 tem 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e um entre-eixos de 2,83 m, com porta-malas de 435 litros, que pode se estender para 1.410 litros com o rebatimento da segunda fileira. O B10, por sua vez, tem 4,52 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,74 m.

Uma das características que marca o Leapmotor C10 é que a movimentação das rodas é feita pelo motor elétrico. Na versão híbrida, o modelo utiliza um sistema batizado de REEV, sigla em inglês para veículo elétrico com autonomia estendida. Essa tecnologia permite ao veículo operar sempre como elétrico, utilizando o motor a combustão apenas como gerador, o que aumenta significativamente a autonomia. Para quem conduz, o comportamento dinâmico do modelo é semelhante ao de um veículo elétrico.

A motorização do C10 elétrico conta com motor de 231 cv e bateria 69,9 kWh, com uma autonomia próxima de até 424 km no ciclo WLTP, o que vai equivaler a cerca de 300 km no sistema do InMetro. A aceleração de zero a 100 km/h leva cerca de 7,3 segundos e máxima fica em 170 km/h.

A versão híbrida traz um motor elétrico de 218 cv e utiliza um propulsor a gasolina de 1.5 litro apenas para alimentar a bateria de 28,4 kWh – bastante robusta para um modelo híbrido. A autonomia pode ultrapassar facilmente os 1 mil km.

O B10, por sua vez, é animado por um motor elétrico de 218 cv e terá duas opções de bateria: 56,2 kWh ou 67,1 kWh, com autonomia acima de 500 km (aproximadamente 360 km no ciclo InMetro). A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 9,3 segundos, com máxima de 160 km/h.

Ambos os crossovers da Leapmotor seguem rigorosamente o mesmo conceito de design, com linhas arredondadas e orgânicas, superfícies limpas e proporções imponentes, sem muitos detalhes. Elementos como maçanetas embutidas, rodas de liga leve de 20 polegadas e faróis de led adaptativos ajudam a dar um ar moderno aos modelos.

A solução de conjuntos óticos em gota unidos por uma barra lembra até a linha ID da Volkswagen. A traseira apresenta lanternas também conectadas, mas por uma barra iluminada. O teto panorâmico Sky View de 2,1 m² complementa o conjunto visual, alinhando-se às tendências de eficiência energética e estética funcional.

No interior, ambos os modelos compartilham itens como painel digital de 10,25 polegadas e central multimídia de 14,6 polegadas, que concentram o monitoramento e os comandos dos veículos. Os bancos contam com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, e o ar-condicionado digital possui detecção de poluentes.

O acabamento utiliza materiais premium e o teto panorâmico amplia a sensação de espaço. No C10, o sistema de som inclui 12 alto-falantes e subwoofer em padrão 7.1, totalizando 840W de potência, com iluminação ambiente interativa e comandos de voz por ocupante.

Na parte de segurança, os modelos trazem assistentes de condução semiautônoma, sete airbags – um central entre os bancos dianteiros – e compatibilidade com atualizações via internet. O app Leapmotor traz controle de funções remotas como climatização, travamento das portas e ativação de cenários personalizados. O pacote ADAS disponível inclui os recursos típicos do segmento, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, sensor de ponto cego etc.

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