A ferocidade da MG
Eduardo Rocha
A ferocidade da MG

Tradição ressignificada

MG Motor aposta na imagem de luxo e esportividade de seus modelos elétricos

por Eduardo Rocha

Auto Press

A MG Motor montou um line-up que, ao mesmo tempo, valoriza a própria história e também insere a marca em segmentos mais frutíferos do mercado. Os modelos escolhidos foram o hatch urbano MG4, o SUV médio MGS5 e o modelo mais icônico da marca, o conversível Cyberster, todos com uma pegada esportiva. A marca britânica chega ao mercado brasileiro com o suporte da gigante chinesa SAIC Motor, uma das dez maiores fabricantes automotivas do mundo atualmente. Com exceção do Cyberster, que é um modelo de imagem, a ideia é mesmo disputar os segmentos 100% elétricos nos quais as conterrâneas já estão instaladas, mas com uma pegada premium.

Esse posicionamento fica caracterizado pelos preços confirmados para o Brasil. O MG4 XPower, um hot hatch elétrico com o porte do BYD Dolphin Plus ou GWM Ora 03 GT, está cotado em R$ 224.800, em média 20% acima dos rivais. Outro é o SUV compacto MGS5 Luxury, que sai a R$ 219.800, que rivaliza com Volvo EX30 e Yuan Plus, que têm preços próximos. Já o Cyberster custa R$ 499.800 e não tem concorrente direto no segmento de roadster conversível 100% elétrico. Os únicos conversíveis atualmente vendidos no Brasil são Porsche 718 Boxster, que começa em R$ 555 mil, e o BMW Série 4 Cabrio, que custa a partir de R$ 505 mil.

Do ponto de vista tecnológico, os três modelos trazem os recursos esperados de modelos nessas faixas de preço. Todos contam com o pacote MG Pilot, que inclui sistemas ADAS como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência. Eles trazem também o sistema chamado de iSmart4, para monitoramento remoto via smartphone, incluindo funções como controle do ar-condicionado, travamento das portas e localização do carro. O sistema também oferece integração com aplicativos como Spotify, YouTube e TikTok, acessíveis por comando de voz.

O design busca diferenciar os modelos. O MG4 aposta em um visual mais robusto, com linhas bem afiadas, para destacar a esportividade do modelo. Já o MGS5 é mais conservador, com traços típicos de SUV, mas que busca se destacar pelo acabamento refinado. Mas o maior destaque é mesmo o MG Cyberster, que resgata a tradição dos conversíveis esportivos da marca com linhas agressivas e portas em estilo tesoura. Todos os modelos foram desenvolvidos sobre a plataforma modular MSP, específica para integração de sistemas elétricos.

Outro ponto que chama a atenção nos MG é o desempenho. O MG4 XPower oferece impressionantes 435 cv e 61,2 kgfm, com relação peso/potência de 4,14 kg/cv. A aceleração de zero a 100 é feita em 3,8 segundos, empurrado por dois motores e tração integral.

O porte é semelhante ao de um Volkswagen Golf. Ele tem 4,29 m de comprimento, 1,84 m de largura 1,52 m de altura, com 2,71 m de entre-eixos. O porta-malas é para 363 litros e ele pesa 1.803 kg. A bateria tem capacidade líquida de 61,8 kWh e a autonomia indicada pelo InMetro é de 279 km.

Já o MGS5 Luxury é um pouco menos feroz. Ele conta com um motor instalado na traseira que rende 305 cv e torque de 35,7 kgfm, com 1.755 kg de peso bruto, com uma relação peso/potência de 5,75 kg/cv. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,3 segundos.

Ele tem 4,48 metros de comprimento, com 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,73 m – medidas típicas de SUV médio, ou C. O modelo tem um porta-malas de 453 litros, expansível para 1.141 litros. A bateria tem capacidade líquida de 62 kWh e a autonomia é de 351 km, na norma InMetro.

Por fim, o MG Cyberster traz dois motores, um em cada eixo, que entregam 510 cv e 73,9 kgfm de torque com tração AWD. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 3,2 segundos e a máxima é de 200 km/h. Ele é o que tem o maior comprimento dos três, com 4,54 metros.

Tem ainda 1,92 m de largura, 1,33 m de altura e 2,69 m de entre-eixos, com um porta-malas de apenas 275 litros. O peso de 1.985 kg é dividido igualmente entre os dois eixos e a relação peso/potência é de 3,89 kg/cv. A bateria tem capacidade líquida de 74,4 kWh e a autonomia é de 342 km no padrão InMetro. Ele traz no interior três telas integradas em um cockpit imersivo, com acabamento em couro.

A chegada da MG Motor ao Brasil é acompanhada por uma rede de concessionárias que deve totalizar 24 lojas até o fim de 2025 – com previsão de 70 unidades até o final de 2026. A marca também oferece garantia de sete anos para o veículo e oito anos para a bateria, assistência 24 horas por dois anos e Wallbox residencial e carregador portátil.

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