Conceito elétrico da Seat antecipa futuro modelo da Volkswagen

Novo el-Born é feito sob a mesma plataforma do próximo carro global da VW

Seat El-Born será atração do Salão de Genebra 2019. Conceito é bem próximo do modelo de produção
Foto: Divulgação
Seat El-Born será atração do Salão de Genebra 2019. Conceito é bem próximo do modelo de produção

A marca espanhola Seat, uma das subdivisões do Grupo Volkswagen na Europa, acaba de revelar seu novo conceito elétrico para o Salão de Genebra 2019 (Suíça) que começa no próximo dia 7. Feito sob a plataforma MEB, o el-Born antecipa o novo hatch elétrico da VW, que será revelado em meados do segundo semestre, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha).

LEIA MAIS: VW T-Cross 2019: andamos no novo SUV compacto da marca

Apesar de se encaixar como um conceito, o modelo da Seat que será mostrado no Salão de Genebra 2019 é bem parecido com o modelo que sairá da linha de produção. De acordo com a fabricante, o el-Born é capaz de percorrer até 420 km com a energia derivada de sua bateria de 62 kWh. Com motor de 200 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 7,5 segundos. Há grandes chances do futuro hatch elétrico da VW utilizar a mesma motorização.

O modelo é compatível com os principais terminais de recarga rápida disponibilizados na Europa. Ou seja, com a bateria esgotada, o proprietário poderá carregá-lo até 80% em apenas 47 minutos. O conceito surge montado em grandes rodas aro 20 com design de turbina que, de acordo com a Seat, colaboram para a eficiência aerodinâmica.

Entre os equipamentos de conveniência, o el-Born inclui sistema de gerenciamento térmico que pode reduzir o consumo da bateria por parte de ar-condicionado, rádio e outros recursos elétricos. Dessa forma, é possível ganhar mais 60 km de autonomia por meio do resfriamento do módulo. Certamente, um item que será muito apreciado em países frios como a Noruega, onde o mercado de carros elétricos está previsto para crescer 40% em 2019.

LEIA MAIS: Lamborghini Huracan Evo surge em nova versão Spyder

A plataforma MEB que também irá equipar o hatch elétrico da VW tem a característica de maximizar o espaço interno. Julgando pelo design conservador e minimalista do Seat el-Born, podemos dizer que o modelo de produção herdará a maioria dos elementos estéticos do conceito. Destaque para o sistema multimídia de dez polegadas com diversas conectividades.

Além dos recursos elétricos, o primeiro modelo elétrico da Seat também terá nível dois de condução semi-autônoma, com assistente de estacionamento capaz de fazer balizas e parar em vagas perpendiculares.

Salão de Genebra 2019 antecipa o futuro

Foto: Divulgação
Futuro hatchback elétrico da Volkswagen será lançado no fim do ano, matando versões do Golf

O futuro elétrico da VW já deu as caras na África do Sul há alguns meses, com camuflagem pesada. Ainda que seu nome seja desconhecido, o site Autoevolution apurou com fontes ligadas à marca que poderá se chamar Neo, e chegará às lojas ainda em 2019. Por questões de mercado, a Volkswagen irá descontinuar o e-Golf (versão elétrica do hatchback) para não canibalizar suas vendas com o novo compacto.

LEIA MAIS: Skoda Kamiq europeu antecipa características do futuro VW Tarek

Antecipado pelo el-Born no Salão de Genebra 2019 e previsto para ser mostrado em Frankfurt, será o primeiro integrante de uma família de elétricos que terá SUVs, sedã médio e a nova Kombi. A chegada de novos modelos do gênero, entre outros motivos, tem sido motivada pelos incentivos fiscais para modelos elétricos na Europa, onde os carros movidos a combustão tendem a desaparecer gradativamente.