Cadillac mostra teaser de futuro SUV elétrico no Salão de Detroit (EUA)

Eis o primeiro modelo com a nova plataforma de veículos elétricos da GM que virá por aí depois do pequeno Chevrolet Bolt, já confirmado no Brasil

Cadillac EV será atração do Salão de Detroit 2019, inaugurando uma nova engenharia da GM
Foto: Divulgação
Cadillac EV será atração do Salão de Detroit 2019, inaugurando uma nova engenharia da GM

É claro que a nova plataforma para veículos elétricos da General Motors seria utilizada em veículos de fora do núcleo da Chevrolet. A Cadillac, por exemplo, vai aproveitar um Salão de Detroit 2019 (EUA) de poucas novidades para apresentar seu primeiro veículo totalmente elétrico.

LEIA MAIS: Lexus antecipa novo conversível que será mostrado no Salão de Detroit 

Seguindo tendências mundiais, é claro que se trata de um crossover. Pelas imagens, podemos ver que o veículo brinca com uma nova identidade visual para a marca americana em sua linha elétrica. A grade frontal que sempre foi protuberante nos carros da Cadillac se torna um filete horizontal no capô do modelo que será atração no Salão de Detroit 2019 , uma vez que carros eletrificados não precisam de entradas de refrigeração.

LEIA MAIS: Como nos velhos tempos: VW e Ford devem anunciar nova parceria

Seu caráter robusto e esculpido continua pelo capô, até se pronunciar em uma carroceria musculosa de linhas altas. Para manter o estilo limpo e minimalista, os designers optaram por esconder as maçanetas. Apesar de reservar os detalhes para sua apresentação no evento, sabemos que o modelo terá teto-solar panorâmico, grandes rodas de liga leve e uma coluna C bem protuberante.

Foto: Divulgação
A ausência de radiador faz o novo crossover abdicar das grandes entradas de ar no Salão de Detroit 2019

A Cadillac diz que seus próximos veículos elétricos terão baterias e motores de última geração, otimizados para encaixar qualquer proposta e categoria em diversos países. Sabemos que sua plataforma pode equipar modelos elétricos de tração dianteira, traseira e até integral. “O novo Cadillac EV prevê o coração de um crossover que pode se adequar a diversos mercados ao redor do mundo”, diz Steve Carlisle, presidente da marca. “Isso representa o nosso posicionamento no pináculo da mobilidade.”

De acordo com a GM, a Cadillac estará na vanguarda de um futuro eletrificado.A nova plataforma para carros elétricos foi apresentada em meados de 2017, onde foram confirmados pelo menos onze veículos com sua engenharia. Entre eles, haverá um crossover compacto de luxo, um SUV médio e um utilitário de porte grande.

Salão de Detroit 2019: o mais eletrificado da história

Foto: Divugação
A Nissan mostrará um novo conceito elétrico no Salão de Detroit 2019, com o Tesla Model X na mira

A Nissan assumiu a linha de frente no rumo da eletrificação com o Leaf. Trata-se do modelo totalmente elétrico mais vendido do mundo, além de ter sido uma das principais atrações do Salão do Automóvel do ano passado. Os últimos conceitos apontam que sua próxima realização na categoria será um SUV, com a exibição de mais um protótipo na gelada Detroit. O alvo é claro: o Tesla Model X.

LEIA MAIS: Ford revela nova geração do SUV Explorer no Salão de Detroit

Enquanto a marca mantém segredo sobre as novidades do Salão de Detroit 2019 , podemos colocar uma luz sobre os conceitos mostrados anteriormente. O Nissan IMx (as primeiras letras representam Intelligent Mobility) mostrado em 2017 era o crossover ecológicamente correto com dois motores elétricos; um em cada eixo. Combinados, ambos desenvolvem 429 cv de potência, com capacidade para percorrer mais de 600 km. Depois do Salão de Tóquio, a marca também brincou com a tecnologia autônoma, onde o volante do IMx é recolhido para dentro do painel e os bancos se ajustam automaticamente em uma posição mais confortável para os passageiros.