Ford revela Mustang Shelby GT500 no Salão de Detroit, o mais potente da história

Cupê com motor de 700 cavalos bate recorde de potente para o modelo e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos

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A nova geração do Ford Mustang Shelby GT 500 é uma das principais atrações do Salão de Detroit 2019, nos EUA

A Ford apresenta três principais novidades no Salão de Detroit 2019. A primeira delas fica por conta da nova geração do Mustang Shelby GT 500, a mais potente da história do lendário cupê. O carro chega ao mercado americano no final de setembro e sem previsão de desembarcar no Brasil. Vem com um insano motor V8, sobrealimentado, de 5.2 litros de cilindrada, com mais de 700 cv.

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Com tanta potência, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, de acordo com a fabricante, que também diz que o carro pode percorrer os primeiros 400 metros em meros 11 segundos. Para conter todo esse ímpeto esportivo, alguns componetes vieram do supercarro GT, como os freios Brembo e o sistema de transmissão com dupal embreagem, item cujos detalhes foram explicados pela engenharia na Ford no Salão de Detroit 2019 .

 O pacote especial do novo Shelby GT 500 também inclui os pneus Michelin, além da  estrutura e da aerodinâmica, itens desevolvidos nas pistas de corrida, bem como o compressor de alumínio. Outros destaques também incluem os pistões com bielas forjadas, reforços estruturais e melhorias na parte de refrigeração.   

O Shelby GT500 2020 tem um visual funcional e empolgante que transmite a sua capacidade dinâmica, desenvolvido por uma equipe multifuncional de designers, engenheiros da Ford Performance e colaboradores do automobilismo esportivo.

"Desde a grade dianteira dupla, com um fluxo de ar de resfriamento 50% maior que o do Shelby GT350, até os componentes aerodinâmicos e de força descendente mais avançados que já oferecemos, cada milímetro do Shelby GT500 tem como objetivo melhorar o desempenho", disse Melvin Betancourt, gerente de design da Ford .

Para despejar toda essa potência no asfalto são usados dois tipos de pneus Michelin, com compostos e bandas de rodagem especiais: Pilot Sport 4S, personalizados da Ford Performance, e Pilot Sport Cup 2. O poder de frenagem é garantido por discos duplos de freio de 420 mm – os maiores de todos os cupês esportivos norte-americanos –, com pinças Brembo maiores e mais rígidas, de seis pistões. Com área de varredura 20% maior que a do Shelby GT350, esses freios têm mais de 30% de massa térmica adicional nas rodas dianteiras.

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A grade com aberturas grandes e o capô musculoso contribuem para o design aerodinâmico e agressivo do Shelby GT500, inspirado nos modernos caças a jato. Os para-lamas dianteiros mais largos, com rodas especiais de 20x11 polegadas, são proporcionalmente alinhados aos para-lamas traseiros, que alojam rodas de 20x11,5 polegadas. O novo spoiler traseiro e o difusor traseiro feito com novos materiais compostos contribuem para melhorar o gerenciamento térmico.

O novo Shelby GT500 conta com dois pacotes de opcionais voltados à performance. O “Handling Package” inclui suportes ajustáveis de montagem dos amortecedores ​​e spoiler com aba “Gurney”. Para os fãs mais extremos, há o pacote com rodas de fibra de carbono aparente de 20 polegadas, rodas traseiras meia polegada mais largas (11,5 polegadas), pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 personalizados, aerofólio ajustável GT4 e divisor de fibra de carbono aparente. O banco traseiro é eliminado para reduzir o peso.

Mais da Ford no Salão de Detroit

 O segundo grande destaque da Ford no Salão de Detroit 2019 é o novo SUV Ford Explorer, mostrado, inclusive nas versões híbrida e esportiva ST. O carro vem com sistema de tração integral com sete modos diferentes de funcionamento acoplado ao motor V6 EcoBoost que rende até 365 cavalos na versão mais potente.

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CEO da Ford, James Hackett, no Salão de Detroit 2019, nos Estados Unidos

O novo SUV também pode ser equipado com sistema multimídia de 8 polegadas e câmbio automático de 10 marchas (já disponível no Mustang), sistema que faz o carro estacionar sozinho, mesmo em vagas paralelas, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, acesso à internet a bordo, câmera traseira autolimpante, alertas de mudança indevida de faixa e de colisão imimente, entre outros itens.

A nova geração do Explorer faz parte das novidades da marca em 2020. De acordo com o CEO da Ford, James Hackett, "ao final de 2020, a Ford irá renovar 75% de sua linha nos Estados Unidos" .  A renovação vai incluir modelos híbridos e elétricos.  Por sua vez, o presidente executivo da Ford, William Clay Ford Jr, comentou durante a coletiva de imprensa do Salão de Detroit (EUA) que "os lançamentos de novos produtos este ano nos proporcionará a linha mais atualizada entre carros e picapes".

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William Clay Ford Jr discursa durante o Salão de Detroit 2019 sobre a nova linha da marca norte-americana

E a terceira principal novidade da Ford no Salão de Detroit é o carro de polícia Ford Interceptor , com tecnologia híbrida. Conta com motor V6 3.7, capaz de fazer uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Além disso, entre os recursos disponíveis para o patrilhamento há como rastrear 270 graus de uma área para detectar movimentos suspeitos. Uma vez identificada uma ameaça à segurança os policiais podem fazer o monitoramento com ajuda de uma série de equipamentos a bordo.

O SUV de polícia da Ford mantém a tradição da marca americana quando o assunto é viatura policial. A marca é conhecida, entre outros modelos, pelos sedãs Crown Victoria, que chegaram a participar, inclusive, de cenas de vários filmes de Hollywood.


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O Ford Interceptor é outro modelo da marca no Salão de Detroit 2019 que vem com o câmbio automático de 10 marchas e faz parte dos poucos carros que podem sofrer impactos na traseira a uma velocidade de até 120 km/h, ante 80 km/h do padrão convencional. Também é projetado com estrutura reforçada para suportar impactos durante perseguições. Bom também é que deram maior atenção à parte de refrigeração e aos freios para que o SUV tenha resistência extra na ação contra os bandidos, inclusive em trechos alagados.