Veja 5 supercarros que vão brilhar no Salão do Automóvel, em São Paulo

Mesmo sem Ferrari, Lamborghini, Maserati, entre outras marcas, evento terá alguns superesportivos para os que curtem o mundo automotivo

Apesar dos tempos de crise, o Salão do Automóvel não poderia estar completo sem os chamativos supercarros. Em edições passadas já roubaram a cena sob a luz dos holofotes modelos como Ferrari F40 , Pagani Zonda e Porsche 918 Spyder . Agora, sem Ferrari, Lamborghini , Maserati, entre outras marcas, o evento terá poucas novidades no terreno dos superesportivos, mas sobraram alguns que devem continuar atraindo bastante em gente em volta. Confira abaixo quais serão eles.

Audi R8

Foto: Divulgação
Audi R8 2017

 Vai ser a grande estrela da marca alemã no Salão do Automóvel. No Brasil, será oferecido em versão única Plus, com motor 5.2 V10 de 610 cv e 57,1 kgfm de torque , em conjunto com o câmbio S tronic de dupla embreagem e sete marchas. É o suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e continuar correndo até os 330 km/h.

LEIA MAIS: Ultima Evolution: supercarro faz de 0 a 100 km/h em insanos 2,3 segundos

Segundo a marca, as novas tecnologias reduziram o consumo para 8,5 km/l, uma melhora de 10% em relação ao  R8  anterior. Bom também é que o sofisticado sistema multimídia agora está preparado para mostrar o conteúdo do telefone celular direto no mostrador TFT no painel, que pode ser configurado de acordo com o gosto do freguês. 

Ford GT

Foto: Divulgação
Ford GT

 Junto com a picape esportiva Raptor , o supercarro servirá de vitrine para os motores EcoBoost da  Ford, sem a minima chance de ser vendido por aqui. Assim como o primeiro  Ford GT , este novo modelo também busca inspiração na lenda do automobilismo da década de 1960, o  GT40 . Além dos avanços aerodinâmicos, o novo  GT  também faz uso extensivo de materiais leves e avançados em sua construção, como alumínio e fibra de carbono.

LEIA MAIS:  Supercarros são destruídos em menos de 24 horas. Veja alguns exemplos

Já o motor escolhido é a versão mais potente já construída da linha EcoBoost, que combina turbo com injeção direta. São mais de 600 cv extraídos de um motor 3.5 V6. De acordo com a  Ford, o motor já foi testado em competições nos Estados Unidos  além de vencido a edicão 2016 das 24 Horas de Le Mans, na categoria LMGTE Pro, com um minuto de diferença sobre o  Ferrari 488 GTE  da Risi Competizione. 

Porsche Panamera

Foto: Divulgação
Porsche Panamera Turbo 2017

 A nova geração do grande esportivo passa a ser fabricada sobre a nova plataforma MSB e com mais dispostos motores V6 e V8, entre os quais do 4.0 turbo. Além disso, passa a ter menor peso, o que ajuda não apenas no desempenho, mas também no consumo de combustível. Existe também a versão híbrida, de 462 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e atingir 278 km/h.

 No interior, o ambiente ficou mais tecnológico com o novo sistema multimídia e com o quadro de instrumentos digital, que pode ser configurado de acordo com o gosto do freguês. Bom também é que há menos botões, o que contribui com a ergonomia. No Brasil, conforme apurou a reportagem de iG Carros ,  carro será vendido a partir do início de 2017 nas versões  Turbo e 4S. Há também planos de oferecer o 4-E Hybrid até o fim do ano que vem. Os preços ainda não foram definidos.   

Nissan GT-R

Foto: Carlos Guimarães/iG
Único exemplar do Nissan GT-R importado oficialmente para o Brasil está na concessionária Carrera, em São Paulo

 Já vendido no Brasil oficialmente, sob encomenda, o cupê superesportivo é cheio de detalhes e serve como carro de imagem da marca, além de um símbolo de ousadia e vitrine tecnológica. Agora com 572 cavalos brutais 65 kgfm de torque a 5.800 rpm, o motor funciona em conjunto com câmbio de seis marchas, com dupla embreagem e hastes para trocas no volante. E toda força do V6 biturbo é transmitida para as quatro rodas, que conta com um sofisticado sistema de controle de tração.

LEIA MAIS:  Nissan GT-R chega ao Brasil, vendido apenas sob encomenda

Assim com o câmbio, a suspensão também foi projetada minuciosamente e conta com amortecedores ajustáveis da marca alemã Bilstein. Pelos números da fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em meros 2,7 segundos, com máxima de 315 km/h. Se tiver bancos pretos, o GT-R sai por R$ 900 mil.

Jaguar F-Type SVR

Foto: Divulgação
Jaguar SVR

 A versão mais potente do cupê atngiu o nível de superesportivo com o motor V8 5.0, sobrealimentado, que rende 575 cv e 71,4 kgfm de torque, números par air de 0 a 100 km/h em meros 3,7 segundos e atingir 322 km/h. Trata-se do primeiro carro da marca inglesa a ser desenvolvido pela SVR .

 Entre outros detalhes, destacam-se itens como o sistema de escape de titânio e câmbio automático ZF de oito marchas que funciona com tração integral. O supercarro já está com a chegada ao Brasil confirmada, mas os preços e a data da entrega das primeiras unidades são detalhes que ainda vão ser divulgados pela fabricante.