Flagra! Novo Hyundai i30 faz últimos testes antes da estreia em outubro

Terceira geração será apresentada no Salão de Paris (França) com visual inspirado no novo sedã Elantra

Foto: Reprodução/Ferd
Hyundai i30

Não é nenhum segredo que a segunda geração do Hyundai i30 foi um banho d’água fria para os fãs da marca. O motor anestesiado e o design menos revolucionário não ajudou as vendas do hatch médio, que chegou a ser o mais vendido do país. Os coreanos querem recuperar seu espaço com o novo i30 , que foi flagrado realizando os últimos testes nos alpes suíços, antes da apresentação marcada para o Salão de Paris (França), em outubro.

Foto: Divulgação
Hyundai Elantra

Embora esteja bem disfarçado, é possível notar que a nova geração do i30 terá design inspirado no novo sedã Elantra – o hatch é chamado de Elantra GT em alguns países. A grade tem o mesmo formato, embora seja colmeia (no sedã ela usa hastes horizontais). Os faróis e as entradas de ar do para-choque seguem o mesmo posicionamento geral, com as luzes auxiliares de LED na vertical, ao invés de ficar na horizontal como no Elantra. A traseira é bem diferente entre os dois modelos, mas podemos ver que as lanternas continuarão deitadas, como na geração atual. Deve contar com o mesmo interior que o sedã.

Foto: Divulgação
Painel do Hyundai Elantra

Ainda há muito mistério envolvendo a mecânica. Na Coréia do Sul fala-se sobre a adoção de um motor 1.0 T-GDI de três cilindros, com turbo e injeção direta, como a versão de entrada. Mais acima viriam o 1.4 T-GDI e o atual 1.6 T-GDI e as transmissões serão manual ou automática, de seis marchas. Já na Europa rumores indicam que o hatch manterá os motores 1.4 e 1.6, ambos aspirados, e o 1.6 turbo, com poucas mudanças.

Foto: Reprodução/Ferd
Hyundai i30

No topo da linha estará o i30 N, primeiro carro esportivo da Hyundai montado pela nova divisão N Performance , com motor 2.0 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Quando vier ao Brasil, fica a dúvida do que a Hyundai-Caoa vai fazer com o i30 . Na segunda geração, tomaram a polêmica decisão de equipá-lo com o mesmo motor 1.6 flex do HB20 , o que afetou diretamente as vendas até que trocassem pelo atual 1.8 a gasolina.

Matérias relacionadas

Hyundai HB20S Turbo: como ser ágil sem gastar muito

Novo VW Golf 1.4 Flex vence seus quatro principais rivais

Hyundai HB20S Premium se parece com um Elantra em miniatura

Fotos:  Ferd