Segredo! Peugeot testa 5008 com disfarces no Brasil antes da estreia

Versão topo de linha do SUV, com sete lugares, deverá chegar ao País no fim do ano para entrar na briga dos modelos de luxo

Peugeot 5008 é visto de traseira, ainda camuflado, com placas de testes de Porto Real (RJ)
Foto: Erika Gaspar/iG
Peugeot 5008 é visto de traseira, ainda camuflado, com placas de testes de Porto Real (RJ)

A Peugeot também quer surfar na onda favorável aos SUVs e vai lançar dois modelos no Brasil até o fim do ano. Um deles será o 3008, que foi mostrado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último.  Vai chegar no fim deste mês às lojas com seu desenho arrojado e o status de ter ganho o prêmio de Carro do Ano na Europa. Além disso, vai trazer também o Peugeot 5008, de sete lugares, que foi flagrado com camuflagem pela leitora do iG Carros, Érika Gaspar.

LEIA MAIS: Peugeot 3008 é eleito o Carro do Ano na Europa. Saiba mais detalhes

As imagens mostram o Peugeot 5008 com placas de Porto Real (RJ), onde fica a fábrica da PSA. Com os disfarces, fica fácil acabar confundindo o SUV com seu irmão menor, o 3008. Mas, trata-se do grandalhão 5008, o modelo topo de linha da marca francesa, com capacidade de levar até sete ocupantes com conforto, em três fileiras de assentos.  Mede 4,64 metros de comprimento por 1,91 m de largura, 1,65 m de altura e 2, 84 m de entre-eixos.  Com isso é um dos SUVs  europeus mais espaçosos.


Estilo arrojado

O que também chama atenção no carro é o desenho arrojado, tanto por dentro quanto por fora. O exterior semelhante ao 3008 se destaca pelo visual que remete à esportividade. Os faróis contam com luzes diurnas de LED embutidas e são recortados pelas linhas do para-choque envolvente. Ainda na frente, a ampla  grade cromada  dá uma certa imponência ao modelo, bem como os contornos do capô com vincos bem definidos nas laterais. Na traseira, as lanternas fumês e os destaques ficam por contra do contraste das colunas com detalhes cromados e os vidros escurecidos. 

LEIA MAIS:  Peugeot 2008 Crossway, edição limitada vem com mudanças discretas

No interior, impressiona o painel com vários botões, de estilo futurista, seguindo a ideia de i-Cockpit adotado desde o pequeno 208. Inclui volante de formato oval, menor que o convencional, quadro de instrumentos totalmente digital e configurável, além de uma central multimídia com tela de alta resolução, sensível ao toque, de 8 polegadas. O acabamento também é caprichado e existe espaço para levar 952 litros de bagagem na configuração de cinco lugares. Além disso, os assentos são todos individuais, dobráveis e removíveis se for necessário.

Conjunto mecânico

Foto: Erika Gaspar/iG
Apesar de semelhante ao 3008, o 5008 tem maior porte e detalhes como as colunas traseiras cromadas

Na Europa, o 5008 pode ser equipado com um quatro opções de motor, sendo metade a gasolina e a outra a diesel. Há o 1.2 PureTech turbo, que corresponde ao motor de três cilindros que é oferecido no Brasil no 208, mas com sobrealimentação, o que faz a potência passar de 90 cv para 130 cv. O conhecido 1.6 THP, de 165 cv, bem conhecido por equipar diversos modelos da PSA, também está na linha de motores e deverá acabar sendo o escolhido a ser vendido no Brasil.

LEIA MAIS: PSA prepara substitutos para Peugeot 208 e Citroën C3 na América Latina

Pelo o que  a imprensa europeia vem comentando, o Peugeot 5008 é um SUV com bom comportamento dinâmico, apesar do grande porte. Também é fabricado sobre a moderna plataforma EMP2 e se sai bem, inclusive em trechos sinuosos. Além do bom desempenho, o carro também preza pela economia de combustível, ainda conforme o que os jornalistas da Europa têm publicado na mídia especializada. Por lá, o carro chega em julho às lojas. No Brasil, tudo indica que estreia cerca de três a quatro meses depois. 

Saiba mais sobre o assunto do vídeo abaixo: carro voador começa a ser vendido nos EUA