Hyundai estuda trazer Elantra de 290 cv para brigar com VW Jetta GLI

Sedã já conhecido pode voltar ao Brasil em versão esportiva entre 2025 e 2026, como perfeito rival para Volkswagen

Foto: Divulgação
Hyundai Elantra está fora do Brasil desde 2020, mas retorno pode está perto

Hyundai apresenta uma gama de veículos extremamente interessantes em outros países. No entanto, devido à distribuição pela CAOA , a fabricante tinha limitações para trazer esses modelos para o Brasil. Com a recente separação entre a montadora e o grupo, a possibilidade de importação de diversos veículos atrativos entra em jogo. 

Durante o último evento, a Hyundai Motor Brasil (HMB) confirmou a chegada do SUV Palisade, de oito lugares, e hatch elétrico Ioniq 5.  Agora, a fabricante considera trazer o Elantra em sua versão esportiva , com quase 300 cv.

Embora tenha sido lançado por aqui em 2011 e inicialmente tenha conquistado o público, o Elantra viu suas vendas despencarem com a chegada da nova geração em outubro de 2016. Em janeiro de 2020, o modelo saiu de linha após registrar apenas 82 emplacamentos em 2019.

Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação
Hyundai Elantra N 2024 . Foto: Divulgação

A possível volta do modelo seria na versão esportiva, conhecida como Elantra N . Segundo apurações da Autoesporte , já existe um exemplar no Brasil para que os concessionários possam avaliar o modelo. A decisão de comercializá-lo dependerá da aprovação nos estudos de mercado atualmente em andamento com os concessionários, podendo ocorrer apenas em 2025 ou 2026.

O Elantra N é equipado com um motor 2.0 turbo de 280 cv e 39,97 kgfm de torque, podendo ser associado a um c âmbio manual de seis marchas ou a um automatizado de dupla embreagem de oito velocidades . Com o sistema de controle de largada ativado, o Elantra N atinge os 100 km/h em apenas 5,3 segundos na versão com câmbio manual, com velocidade máxima de 290 km/h em ambas as opções.

Foto: Divulgação
Motor quatro cilindros turbo tem opções que são relevantes para o consumidor brasileiro

O veículo oferece modos de condução que podem aumentar a pressão do turbo, gerando 10 cv extras temporariamente, além de modos de escape. A suspensão é eletronicamente ajustável.

O visual do Elantra N chama a atenção pela ousadia da Hyundai . Destacam-se a grade dianteira grande e bipartida, os spoilers dianteiros e as saias que conferem um aspecto esportivo, juntamente com as rodas aro 19''. Na traseira, há um spoiler e dois grandes escapamentos circulares.

No interior, o modelo combina requinte e esportividade. O volante lembra do Creta N Line , enquanto os bancos tipo concha oferecem um toque de esportividade. Duas telas interligadas formam o painel de instrumentos e o multimídia que oferece um cronômetro. 

O Elantra N tem sido um sucesso no exterior, com sua reestilização lançada em 2023 na Ásia e recentemente introduzido no mercado norte-americano para competir com modelos como  Toyota Corolla e Honda Civic . Se chegar ao Brasil, o modelo poderia enfrentar diretamente o  Volkswagen Jetta GLI, que não há concorrentes diretos, possibilitando uma competição acirrada no segmento de sedãs esportivos.