Membro da Volkswagen confirma que Golf MK8 irá permanecer por mais 11 anos no mercado

Desta forma, hatchback em sua oitava geração pode se tornar a segunda geração mais duradoura, atrás apenas da quarta geração (MK4)

Volkswagen Golf R 2025
Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Golf R 2025

Volkswagen Golf de oitava geração (MK8) deve continuar no mercado por mais 11 anos no mercado para não ter que virar elétrico tão cedo. De acordo com a Top Gear , Kai Grünitz, membro do conselho da Volkswagen responsável pelo desenvolvimento técnico, confirmou que a oitava geração do Golf deve permanecer em produção até 2035.

Esse plano mostra as tendências da União Europeia , que visa eliminar os veículos a combustão até 2035, substituindo os modelos por elétricos. Embora os carros elétricos tenham ganhado popularidade nos últimos anos, a preferência por híbridos, especialmente os híbridos plug-in nestes casos, tem se intensificado no mundo. 

Montadoras como Porsche , Chevrolet , Audi e até a  Honda vem ajustando suas estratégias para atender a essa demanda por veículos híbridos em vez de elétricos por totais

A Volkswagen vem seguindo uma linha semelhante, e, segundo Grünitz, deve optar por manter o Golf em sua forma atual, em vez de desenvolver uma nova geração com motor a combustão, e logo depois fazer outra geração elétrica. Dessa forma, o hatchback alemão viveria apenas de facelift até lá.

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Grünitz explica que não há incentivos suficientes para justificar o desenvolvimento de uma nova geração a combustão, que exigiria uma nova plataforma e novos componentes. Esse tipo de estratégia visa evitar a troca prematura para um motor elétrico.

O Golf de oitava geração foi apresentado em 2019 e lançado em 2020 e recebeu uma reestilização em 2024. Com a decisão de manter a oitava geração até 2035, o Golf se tornará a segunda geração mais duradoura da linha , atrás apenas da quarta geração (MK4), que permaneceu no mercado por 17 anos, de 1997 a 2014. A oitava geração, portanto, completará 15 anos de mercado, dois anos a menos do que a MK4.

Grünitz ressalta que a plataforma MKB do Golf é “quase perfeita” e questiona a necessidade de um novo modelo quando o atual atende bem às expectativas.