Hyundai HB20X vence seus três rivais
Hatch com apelo aventureiro ganha retoques no desenho e fica mais equipado na linha 2016. Agilidade também agrada
O renovado Hyundai HB20X 2016 está com uma série de boas novidades. Além dos retoques no desenho, que incluem nova grade dianteira hexagonal, faróis com LEDs e rodas de aro 16 com acabamento diamantado ( agora montadas em pneus de uso misto), o hatch com apelo aventureiro ficou mais equipado. Passa a ter ar-condicionado digital, airbags laterais, direção elétrica e motor 1.6 com sistema de dispensa o sistema de partida a frio e câmbio de seis marchas (automático ou manual) para citar apenas os principais itens.
1º - Hyundai HB20X - a partir de R$ 56.945
COMO ELE ANDA - A primeira impressão ao volante é que a agilidade é ponto forte, principalmente com câmbio manual, como na unidade que eu avaliei. Leve e com 128 cv, o modelo da marca coreana surpreede nas acelerações e retomadas pela rapidez com que se movimenta. Bom também é que os engates do câmbio manual são sempre fáceis e precisos e a distância livre do solo aumentou em relação ao modelo 2015. São 20,6 centímetros, ou 4,1 cm a mais do que nas demais versões do HB20 . Com isso, ficou um pouco mais fácil encarar obstáculos urbanos, como valetas e lombadas, sem correr o risco de raspar a parte de baixo do carro.Outros dois pontos positivos são: a direção elétrica, que facilita as manobras, principalmete ao estacionar. E o porta-malas que leva bons 300 litros de bagagem.
Pontos fortes
- É ágil no dia a dia, seja na cidade ou na estrada
- Mudanças no desenho deixaram o carro com aspecto mais arrojado
- Lista de itens de série aumentou na linha 2016, com itens sofisticados
Pode melhorar
- Volante nâo vem com ajuste de profundidade
- Palhetas dos limpadores de para-brisa poderíam ser as mais modernas "flat blade"
- Quer GPS? Apenas na versão topo de linha, como opcional, a central multimídia espelha o celular. Com isso, você consegue ter sistema de navegação por satélite.
2º - Renault Stepway 1.6 flex
- a partir de R$ 55.000
HATCH VALENTE
- Sem exagerar no preço, o Renault
oferece bom espaço interno e uma lista de equipamentos interessante, que inclui a central multimídia com GPS incluído, fácil de usar com qualquer celular. O estilo melhorou bastante na comparação com a geração anterior, bem como o isolamento acústico, que era um dos pontos fracos do carro. O motor 1.6, de 106 cv, tem desempenho razoável, mas a suspensão absorve bem as irregularidades do piso.
Pontos fortes
- Relação entre custo e benefício é uma das melhores do segmento
- Enfrenta trechos de piso irregular com boa desenvoltura
Pode melhorar
- Câmbio de cinco marchas poderia ter engates um pouco mais precisos
- Alguns comandos estão mal localizados, como os dos espelhos retrovisores
3º - VW CrossFox - a partir de R$ 66.190
O MAIS CARO DO QUARTETO
- O Volkswagen
vem com motor 1.6 16, de 120 cv acomplado ao câmbio de seis marchas, além de controle de tração e sensores nos para-choques para ajudar nas manobras. O ajuste do conjunto mecânico merece elogios, seja pelo bom fôlego do motor ou por causa do câmbio bem escalonado e com engates precisos. Mas o estepe na traseira atrapalha a abertura do porta-malas e o preço é o mais "salgado" do segmento
Pontos fortes
- Acerto do conjunto mecânico é um dos pontos altos do hatch aventureiro
- Controle de tração e sensores nos para-choques já vêm de fábrica
Pode melhorar
- Estepe na traseira já caiu em desuso e atrapalha o acesso ao porta-malas
- Preço está acima da média dos rivais, mesmo considerando os itens de série
4º - Toyota Etios Cross - a partir de R$ 54.790
SALVO PELA MECÂNICA
- A parte estética não e o forte do Toyota
Etios
, principalmente nesta versão Cross. Mas, não se assuste. Se a cara não é das mais belas, o coração é valente. Não apenas o motor 1.5 e o câmbio manual de cinco marchas (ambos bem acertados), mas também a suspensão robusta, que se sai bem em piso mal conservado. Porém, falta mais apelo aventureiro. Pneus e distância do solo não mudam na comparação com as outras versões.
Pontos fortes
- Parte mecânica é confiável e rende bem, garantindo bom desempenho
- É o hatch aventureiro mais em conta e vem bem equipado
Pode melhorar
- Estilo polêmico e que não inclui pneus de uso misto nem maior distância livre do solo
- Acabamento do interior poderia ser um pouco mais caprichado
Mais um integrante do grupo dos hatches compactos com apelo aventureiro está para chegar. Trata-se da versão renovada do Chevrolet Onix , que será lançada até o fim do primeiro semestre;