Range Rover Evoque se renova para guerrear pelas estrelas
Com mudanças pontuais no design, utilitário esportivo se prepara para ser produzido no Brasil
Quando o Evoque alcançou o sucesso, o pessoal da Jaguar Land Rover deve ter ficado preocupado. Afinal, o utilitário esportivo baseado no protótipo LRX , de 2008, teria que ser reestilizado em algum momento. Como eles iriam renovar o visual do carro que redefiniu da linha Range Rover , que serviu de inspiração até para o caríssimo Vogue ?
A resposta foi mexer o mínimo possível, para fazer mudanças bem pontuais que dessem a impressão que é um carro diferente. Trocaram a grade, por uma com formato de gomos escurecidos. As luzes auxiliares no para-choque subiram um pouco, ficando no topo das entradas de ar. E os faróis ficaram diferentes por dentro, com destaque para os dois quadrados em LED. As novas lâmpadas também apareceram nas lanternas traseiras.
Quando a redação do iG Carros olhou para o Evoque , o primeiro comentário foi do editor Carlos Guimarães e que definiu o tom de todos os comentários sobre o carro: “Nessa cor, parece aqueles soldados do Star Wars”. Realmente, de frente e na cor branca, lembra muito um stormtrooper. Só esperava que não tivesse a mesma incrível habilidade em errar tudo como os soldados do filme.
Venha para o lado negro
Não, ele não errou. Muito pelo contrário. Se um stormtrooper fosse tão bom quanto o Evoque , Luke Skywalker não teria tido a menor chance. O motor 2.0 turbo, a gasolina, uma das heranças da época que a Ford era dona da Land Rover , continua a trabalhar bem com todo o carro. São 240 cv a 5.800 rotações e 34,7 kgfm de torque a 1.750 rpm. Ou seja, basta acelerar um pouco até as rotações alcançarem a faixa ideal e o Evoque dispara.
O Evoque é grande em todos os aspectos. Tem 4,37 metros de comprimento, 1,96 m de largura e pesa 1.658 quilos. Está mais para Chewbacca do que para guerreiro imperial. E se move com a agilidade de um TIE Fighter. Na versão avaliada, a HSE Dynamic, a tração 4x4 é controlada pelo sistema Active Driveline, que distribui o torque para as rodas de acordo à demanda.
Outra parte da agilidade vem do câmbio automático ZF de nove marchas. As trocas são rápidas e precisas, mantendo o ritmo das acelerações. Em alguns momentos, nem parece que estamos em um utilitário esportivo, e sim em um cupê. Não é a toa que ele vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. O mesmo câmbio ajuda a manter o consumo mais baixo, em uma média interessante para um carro de seu porte. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veículo (PBE), o Evoque faz 7,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Ao fim do meu período com o Evoque , o computador de bordo marcava plausíveis 7,7 km/l.
Desbravando a lua florestal de Endor
Como os stormtroopers, o Evoque é bem versátil e pode ser enviado para qualquer lugar. O sistema 4x4 dá conta do recado, enquanto a tripulação segue confortável dentro do SUV. Os bancos de couro já eram confortáveis e agora contam com um aspecto mais esportivo. Podemos até personalizar com a escolha de cores diferentes para a costura e acabamento.
Se quiser deixar no piloto automático, opções não faltam. Tem assistente de estacionamento para ajudar naquelas ruas com guias detonadas e traiçoeiras, controle de cruzeiro adaptativo e uma série de sensores que avisam se o motorista sair da faixa ou se um veículo está próximo demais e pode causar uma colisão. O problema que tudo isso é opcional, levando o preço a salgados R$ 256.900.
Quem quiser aproveitar um pouco da exclusividade de ter o Evoque renovado precisa aproveitar agora. Até o final do semestre a Jaguar Land Rover vai começar a produzir o SUV na fábrica em Itatiaia (RJ). E, considerando que é um carro que vende impressionantes 200 unidades por mês no alto da crise do mercado automotivo, logo logo vai virar um exército maior do que o do Imperador Palpatine.